boletim

Pernambuco se aproxima da marca de 4 mil mortos por coronavírus

Foram confirmados 73 óbitos em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas.

Bruna Oliveira Cinthya Leite
Bruna Oliveira
Cinthya Leite
Publicado em 16/06/2020 às 12:08
Notícia
AMAZÔNIA REAL
A doença já matou milhões de pessoas no mundo inteiro - FOTO: AMAZÔNIA REAL
Leitura:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, por meio de um boletim divulgado no fim da manhã desta terça-feira (16), que foram confirmados 920 novos casos de pessoas infectadas pelo coronavírus em Pernambuco nas últimas 24 horas. Também foram confirmados 73 óbitos em decorrência da covid-19, que ocorreram desde o dia 18 de abril. Os números saltaram com relação aos registrados nessa segunda-feira (15), quando o Estado confirmou 246 novos casos e 31 mortes. Com os números dessa terça, Pernambuco agora totaliza 46.427 casos de coronavírus, desde o início da pandemia, com a triste estatística de 3.959 pessoas que não resistiram à doença causada pelo vírus.

>> "Dois terços dos novos casos não são mais do Recife", diz epidemiologista sobre comprovação da interiorização da covid-19 em Pernambuco

>> Coronavírus: trabalhadores de serviços essenciais passam a ser testados em Pernambuco

Dos casos confirmados nesta terça-feira, 159 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 761 como leves. Já com relação ao total de casos confirmados no Estado, 17.405 são graves e 29.022 leves. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Além disso, o boletim também registrou 1.873 novos pacientes curados da covid-19, totalizando 30.767 pessoas que se curaram da doença.

>> Coronavírus: cai para 87% a taxa de ocupação de UTI em Pernambuco

Taxa de contágio abaixo de 1

Estimativas mais atuais de taxas de contágio por Estado, apresentadas pelo grupo Covid-19 Analytics, de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio, apontam que Pernambuco é um dos dez Estados brasileiros com taxa de contágio (número de pessoas para qual cada infectado transmite o coronavírus) abaixo de 1, o que sugere uma transmissão sob controle. O Amazonas e o Acre também apresentam esse índice.

A diferença é que Pernambuco é o que acumula um maior número de dias com a taxa de contágio baixa (0,87). Ou seja, cada 100 pessoas no Estado com o novo coronavírus o transmitem para 87.

Segundo a plataforma da PUC-Rio, Pernambuco já está por 19 dias nessa faixa, enquanto que o Acre e o Amazonas estão há 15 dias e 14 dias, respectivamente, com taxa abaixo de 1.

Comentários

Últimas notícias