Saúde

Veja as atividades que serão retomadas em Pernambuco a partir desta segunda-feira

No Grande Recife e na Zona da Mata está permitido o treinamento de modalidades coletivas como basquete, vôlei, handebol e futsal

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 24/08/2020 às 7:54 | Atualizado em 24/08/2020 às 11:49
DIVULGAÇÃO
Nesta segunda, cursos livres poderão funcionar com 50% da capacidade, com alunos a partir dos 15 anos - FOTO: DIVULGAÇÃO

Apesar de continuar na etapa 7 do Plano de Convivência com a Covid-19, algumas atividades serão liberadas a partir desta segunda-feira (24) em Pernambuco. A contar de hoje, está permitido nas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata o treinamento de modalidades coletivas como basquete, vôlei, handebol e futsal. Também nesta segunda, cursos livres poderão funcionar com 50% da capacidade, com alunos a partir dos 15 anos. No Sertão de Pernambuco, em municípios como Salgueiro e Petrolina, que passaram para a etapa 6 do plano, restaurantes e demais serviços de alimentação estão liberados das 6h às 20h, assim como academias de ginástica e similares.

As regras para o retorno dos treinamentos de modalidades coletivas é de que os atletas sejam federados e maiores de 12 anos de idade. Por isto, ainda não são permitidas escolinhas esportivas, nem atividades esportivas de lazer. Ainda na RMR e Zona da Mata, os cursos livres, como aulas de idioma, de qualificação e formação profissional e cursos das autoescolas avançaram mais um passo no plano de retomada, podendo funcionar com até 50% da capacidade. A retomada dos setores é feita a partir de protocolos divulgados pelo Governo de Pernambuco para que as atividades possam funcionar de forma a minimizar os riscos de transmissão da doença.

Na próxima segunda-feira (31), terceira etapa para retorno do setor, será possível funcionar com até 75% da capacidade e com alunos a partir de 11 anos. No dia 8 de setembro, poderá ser feito o retorno total das atividades. Enquanto a macrorregião I, que compreende a RMR e Zona da Mata, está na etapa 7 do Plano de Convivência com a Covid-19, as macrorregiões 2 e 3, que compreendem o Agreste e parte do Sertão de Pernambuco, estão na etapa 6. A macrorregião 4, onde ficam o Vale de São Francisco e o Sertão do Araripe, também está na etapa 6.

Reabertura do comércio nas praias

O Plano de Convivência com a Covid-19 contempla, agora, o retorno dos barraqueiros e ambulantes na etapa 8. O feito foi conquistado na última quinta-feira (20) após uma série de protestos das categorias. O Grande Recife e a Zona da Mata estão, desde o dia 10 de agosto, estagnados na etapa 7, e apesar de não haver previsão de um anúncio de data para a chegada da nova fase, segundo o próprio Governo do Estado, o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, falou em entrevista à TV Globo que "se tudo ocorrer bem, na próxima semana teremos a reabertura do comércio nas praias". O protocolo de retomada deve ser divulgado nesta segunda-feira (24).

"O comércio de praia foi agora antecipado para a fase oito, portanto, na próxima semana, se tudo ocorrer bem, teremos a reabertura do comércio nas praias. Os protocolos estão seguidos, elaborados e submetidos a fiscalização, para que haja um cumprimento e respeito a essas regras para evitar a disseminação maior do vírus", afirmou Novaes.

Coronavírus em Pernambuco

Até esse domingo (23), marcado por aglomerações em Porto de Galinhas e no Bairro do Recife, Pernambuco contabilizou 1.113 novos casos de covid-19 e 26 mortes. Com esses resultados, o Estado se aproxima da marca de 120 mil casos confirmados (119.140) e 7.390 óbitos pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, todos os 183 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha já registraram casos graves. Os leitos de UTI, que durante os meses mais críticos da pandemia chegavam a ter próximo de 100% de ocupação, agora estão com 72%. Hoje o Estado conta com 903 leitos de UTI e 1.165 de enfermaria.

Comentários

Últimas notícias