pandemia

Pernambuco confirma 999 novos casos de coronavírus e 32 mortes

Dos casos confirmados nesta sexta, 51 (5%) são casos graves que, se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), e 948 (95%) são leves

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/08/2020 às 12:50 | Atualizado em 28/08/2020 às 18:06
DANIEL MIHAILESCU/AFP
Pernambuco tem mais de 120 mil casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus - FOTO: DANIEL MIHAILESCU/AFP

atualizada às 18h05

Nesta sexta-feira (28), Pernambuco confirmou mais 999 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também foram confirmadas novas 32 mortes em decorrência da covid-19. Agora, Pernambuco tem o total de 123.146 casos de pessoas infectadas pelo vírus, desde o início da pandemia, com 7.512 óbitos.

TUDO SOBRE A COVID-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

Dos casos confirmados nesta sexta, 51 (5%) são casos graves que, se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), e 948 (95%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Do total de casos, 25.400 se enquadram como graves e 97.746, leves.

Com relação aos óbitos, 14 (44%) ocorreram nos últimos três dias, sendo seis mortes registradas nessa quinta (27), cinco na quarta (26) e três na terça-feira (25). Os outros 18 registros (56%) aconteceram entre os dias 05 de junho e 24 de agosto. 

Os novos óbitos confirmados (20 do sexo masculino e 12 do sexo feminino) são de pessoas residentes nos seguintes municípios: Alagoinha (1), Arcoverde (1), Cabrobó (1), Capoeiras (1), Caruaru (1), Garanhuns (1), Itambé (1), Jaboatão dos Guararapes (5), Olinda (1), Petrolina (2), Recife (8), Riacho das Almas (1), Salgueiro (2), Santa Maria do Cambucá (1), Serra Talhada (1), Timbaúba (1) e Venturosa (1).

Os pacientes tinham idades entre 5 e 96 anos. Das vítimas fatais, 24 apresentavam comorbidades e os demais estão em investigação.

Profissionais de saúde

Em relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, 20.682 casos foram confirmados até o momento, e 30.494 foram descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública ou privada.

Testes realizados

Até o momento, foram realizados mais de 321 mil exames para detectar o novo coronavírus em Pernambuco. Desse total, mais de 148,5 mil foram do tipo RT-PCR e demais testes rápidos. Dos testes de biologia molecular, 74,4 mil foram processados no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e 16% na rede privada.

Ocupação de leitos pediátricos de UTI para covid-19 atinge 90% em Pernambuco

Com o aumento da demanda por leitos para crianças que apresentam sintomas sugestivos de covid-19 em Pernambuco, a taxa de ocupação das vagas de terapia intensiva (UTI) para esses casos chegou, nesta quinta-feira (27), a 90% na pediatria. A informação foi dada pelo secretário Estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. Em todo o Estado, são apenas com 39 leitos de UTI voltados à faixa etária pediátrica que apresente um quadro de síndrome respiratória aguda grave (srag) - condição que pode ser causada pela infecção pelo coronavírus ou outros vírus.

Em Pernambuco, a taxa média (são cerca de 100 vagas, incluindo enfermaria e UTI) de ocupação de leitos pediátricos para pacientes com srag está em 72% - índice maior do que na segunda-feira (24), quando a 61,5% dessas vagas estavam ocupadas por crianças e adolescentes. Atualmente, os serviços de referência em pediatra para covid-19 no Estado estão no Recife (Hospital Correia Picanço, Hospital Barão de Lucena, Hospital Universitário Oswaldo Cruz), em Caruaru (Hospital Mestre Vitalino), em Petrolina (Hospital Dom Malan), em Garanhuns (Hospital Dom Moura), em Ouricuri (Hospital Fernando Bezerra), em Salgueiro (Hospital Inácio de Sá), em Serra Talhada (Hospital Professor Agamenon Magalhães) e em Arcoverde (Hospital Ruy de Barros Correia).

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias