SAÚDE

Pernambuco tem queda na média móvel de casos e mortes da covid-19 nesta quinta-feira (15)

Nesta quinta, o boletim trouxe mais 825 casos do novo coronavírus, deixando a média da semana em 447. Enquanto isso, com mais 18 mortes, média de óbitos no mesmo recorte de tempo está em dez

JC
JC
Publicado em 15/10/2020 às 12:05
Notícia

ITAMAR CRISPIM/FIOCRUZ
As análises são feitas com dados que constam nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde - FOTO: ITAMAR CRISPIM/FIOCRUZ
Leitura:

Pernambuco apresentou, nesta quinta-feira (15), queda na média móvel de casos e mortes pela covid-19, de 30% e 59%, respectivamente, em relação às taxas de 14 dias atrás, tempo médio de incubação do vírus. Em ambos os recortes, a tendência de queda ou estabilidade se repete há dias, sendo de 40 no número de infectados e 11 no de óbitos. As análises são feitas com dados que constam nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde.

A média móvel é uma análise que soma os números de casos de um dia com os dos seis dias anteriores, dividindo o resultado por sete. O resultado reúne a influência de todos os dias da semana e pode ser atualizado diariamente. Só é considerada que a média móvel esteve em queda ou em alta quando esta variável passa de 15%, seja o percentual negativo ou positivo. Caso não atinja, é tida como estável. Foi o que aconteceu na média de mortes dos dias 5 e 6 de outubro, de 6% e -12%, respectivamente.

Nesta quinta, o boletim trouxe mais 825 casos do novo coronavírus, deixando a média da semana em 447. Entre os confirmados, 34 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 791 (96%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 154.866 casos confirmados da doença, sendo 26.642 graves e 128.224 leves. O Estado segue, há 40 dias, em queda ou em estabilidade no número de infectados, em maior sequência positiva desde o início da pandemia. Assim, a última vez que o dado esteve em alta foi no dia 5 de setembro, quando a média móvel registrou 26% de aumento.

Além disso, foram acrescentados mais 18 mortes, resultado em uma média de dez óbitos nos últimos sete dias. Do total de mortes do informe, quatro (22%) ocorreram nos últimos três dias, sendo uma na quarta-feira (14), duas na terça (13) e uma na segunda (12). Os outros 14 registros (78%) ocorreram entre os dias 24 de abril e 11 de outubro. Com isso, o Estado totaliza 8.456 mortes pela covid-19. 

MÉDIA MÓVEL DE MORTES

Made with Flourish

MÉDIA MÓVEL DE CASOS

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias