COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: mais de um terço dos profissionais de saúde testados têm diagnóstico positivo para a doença em Pernambuco

Auxiliares e técnicos de enfermagem são os que mais tiveram diagnóstico positivo (28,5%) entre os profissionais testados em Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/11/2020 às 20:34
Notícia

AFP
Entre os profissionais de saúde que se submeteram ao teste da covid-19, 36,4% tiveram confirmação do diagnóstico por meio de exames laboratoriais - FOTO: AFP
Leitura:

Mais de um terço dos profissionais de saúde de Pernambuco, que adoeceram com sintomas sugestivos da covid-19 e/ou foram testados, tiveram diagnóstico laboratorial positivo para o novo coronavírus. Segundo boletim divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), dos 61.361 casos suspeitos da infecção entre os trabalhadores do setor, 22.315 (36,4%) foram confirmados por meio de testes. O dado considera profissionais de todas as redes de saúde, públicas em todas as esferas e também privada, com números entre 12 de março e 3 de novembro deste ano. 

O balanço da SES ainda aponta que auxiliares e técnicos de enfermagem foram os que mais tiveram diagnóstico positivo (28,5%) entre os profissionais testados. Em seguida, vêm enfermeiros (12,5%), médicos (8,7%), biomédicos (5,7%) e agentes comunitários de saúde (5,2%).

Do total de confirmações, 21.913 (98,2%) já se recuperaram da doença, segundo a SES. Além disso, 16 permanecem internados, 176 estão em isolamento domiciliar, 69 não resistiram às complicações da covid-19 e foram a óbito. Ainda de acordo com a pasta, é desconhecida a evolução do quadro em 141 casos confirmados.

O teste rápido desponta como o que mais foi realizado (40.541 exames) entre os profissionais de saúde que procuraram os centros de testagem para o diagnóstico. Já 25.234 exames de RT-PCR, que detecta o vírus em atividade, foram feitos pelos trabalhadores.

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

Assine o JC

Comentários

Últimas notícias