saúde

Petrolina tem alta demanda de internamentos por covid-19

Desde a desativação do hospital de campanha de Petrolina, que ficava ao lado do HU-Univasf, a cidade tem apresentado taxas de ocupação elevadas

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 30/11/2020 às 2:00
JONAS SANTOS/PREFEITURA DE PETROLINA
Pacientes que precisam de leitos já começam a formar fila em Petrolina - FOTO: JONAS SANTOS/PREFEITURA DE PETROLINA
Leitura:

O município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, é mais um que tem apresentado alta demanda por leitos de terapia intensiva (UTI). Neste domingo (29), segundo boletim epidemiológico da cidade, todas as dez vagas do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) permaneciam com pacientes que têm quadro suspeito ou confirmado do novo coronavírus. No Hospital Memorial Petrolina e no Neurocárdio, as taxas também chegaram a 100%, com os cinco e sete leitos de UTI, respectivamente, ocupados. Segundo a assessoria de imprensa de Petrolina, estão disponíveis apenas dez vagas contratadas pelo município, distribuídas entre o Neurocárdio e o Memorial.

Desde a desativação do hospital de campanha de Petrolina, que ficava ao lado do HU-Univasf, a cidade tem apresentado taxas de ocupação elevadas. Na coletiva de imprensa da quinta-feira (26), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que o governo está monitorando a situação no Sertão do Estado. "Especificamente em Petrolina, estamos avaliando o cenário e, caso necessário, iremos abrir leitos para garantir o atendimento na região", garantiu.

DADOS

O boletim epidemiológico divulgado ontem pela Prefeitura de Petrolina apontou que o município tem 9.305 casos confirmados da covid-19, dos quais 6.916 já estão recuperados clinicamente. Do total geral de positivados, 7.967 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 1.338 diagnosticados através de exames laboratoriais. Na cidade, 125 mortes foram registradas em decorrência das complicações do novo coronavírus.

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública do município, segundo a prefeitura, é de 69,69%. Dos 33 leitos disponíveis na cidade, 23 estão ocupados, sendo 11 pacientes de Petrolina e 12 de outros municípios da região.

 

Comentários

Últimas notícias