COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: Pernambuco irá receber 84 mil doses da vacina da AstraZeneca e pretende ampliar imunização para mais pessoas

Segundo o secretário André Longo, pelo critério de percentual populacional, a previsão é que Pernambuco receba mais de 80 mil doses neste primeiro lote da AstraZeneca, que começa a ser distribuído entre os Estados neste sábado (23)

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 23/01/2021 às 11:36
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
LIBERADAS Vacinas que vieram da Índia foram distribuídas para estados - FOTO: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Atualizada às 16h28

As duas milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começaram a ser enviadas para os estados na tarde deste sábado (23). Pernambuco irá receber 84 mil doses do imunizante, de acordo com cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que o voo com as vacinas aterrize na capital pernambucana à 0h25 deste domingo (24). 

Os imunizantes serão trazidos num voo operado pela companhia aérea GOL, que vai partir do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.  As doses serão levadas para a central de armazenamento de vacinas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

O secretário estadual de Saúde, André Longo, já convocou reuniões extraordinárias do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na tarde da segunda-feira (25/01), para acordar a estratégia de distribuição e de uso das doses da nova vacina. Após as definições nos espaços de pactuação, as doses serão encaminhadas para as cidades pernambucanas, para que sejam aplicadas na população.

O voo que trouxe as vacinas da Índia chegou no fim da tarde da sexta-feira (22) ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e a carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, à noite. As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e eram aguardadas desde sábado (16), mas tiverem atraso no envio.

Na manhã deste sábado (23), o secretário de Saúde do Estado, André Longo concedeu entrevista à CNN Brasil e informou que, com relação à vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, a expectativa é que se tenha um intervalo maior entre as doses, que é de 4 a 12 semanas. "Ou seja, teríamos até três meses para aplicar segunda dose, e isso permitiria usar todo o quantitativo que está vindo neste primeiro momento para ampliar o processo de vacinação, imunizando, no caso de Pernambuco, 84 mil pessoas, já que se prevê a chegada de 84 mil doses. Nós vacinaríamos e aguardaríamos a produção da Fiocruz, que prevê entregar até 50 milhões de doses até abril", disse Longo à CNN. Com isso, ele acredita que há tempo para ser entregue a segunda dose para essas 84 mil pessoas. "Na realidade, esperamos receber muito mais do que 80 mil doses, o que daria, neste primeiro momento, para fazer um planejamento de ampliação do processo de vacinação para mais pessoas."

O secretário acrescentou que a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, segundo estudos, confere eficácia em torno de 70%. "Isso já permitiria dar algum grau de benefício para essas pessoas que estamos vacinando. Diante desse ambiente de escassez, eu acho que é (uma decisão) acertada. Espero que venha, no informe técnico do Ministério da Saúde, essa afirmação para que possamos usar todas as doses deste primeiro momento para ampliar o público-alvo", frisou. Além disso, André Longo, que é também vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para a Região Nordeste, informou que cobrará do governo federal um efetivo cronograma para o calendário de imunização contra a covid-19 para os grupos prioritários das quatro fases previstas da campanha.

Até a última sexta-feira (22/01), 34.336 pessoas que fazem parte do público prioritário da primeira fase foram imunizadas contra a Covid-19 em Pernambuco. Deste total, 28.712 eram trabalhadores da saúde (sendo 5.298 profissionais que atuam nos hospitais do Governo de Pernambuco); 3.265, indígenas; 2.278, idosos institucionalizados; e 81 pertencem ao grupo de pessoas com deficiência institucionalizadas.

Comentários

Últimas notícias