COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: em Pernambuco, vacinação dos idosos a partir de 85 anos deve começar nesta terça-feira

Remessas recebidas por Pernambuco no domingo (24) e nesta segunda-feira (25) serão encaminhadas aos municípios, e imunização dos idosos deve começar amanhã, segundo a SES

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 25/01/2021 às 19:15 | Atualizado em 25/01/2021 às 22:56
Notícia
X

A partir desta terça-feira (26) as 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford, recebidas no último domingo (24), serão destinadas à imunização de idosos a partir de 85 anos. Já as 38.400 novas doses da CoronaVac que chegaram ao Recife, na tarde desta segunda-feira (25), darão continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde. O anúncio foi feito, nesta noite, pelo governador Paulo Câmara. Ele informou que a destinação das novas doses foi debatida com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e com os municípios.

>> Recife abre 65 salas de vacinação e 3 postos drive-thru para vacinar idosos a partir de 85 anos; saiba como agendar

O Estado de Pernambuco tem cerca de 71 mil idosos na faixa etária a partir dos 85 anos. Se for considerada aperda estimada de 5% das doses da vacina, segundo recomenda o Ministério da Saúde, por questões operacionais, o governo trabalha com 4,2 mil doses a menos. Dessa forma, ficam 79.800 aplicações, um volume ainda maior do que o universo de pessoas a partir dos 85 anos no Estado. Se após vacinar toda essa faixa etária, ainda sobrarem doses, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) recomenda que os municípios comecem a baixar a faixa etária prioritária, para começar a beneficiar mais idosos.


Diferentemente da CoronaVac, cuja aplicação da segunda dose deve ser feita entre duas e quatro semanas após a primeira, a vacina da AstraZeneca pode ter um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. Com isso, é possível imunizar de forma rápida mais pessoas. "Nos subgrupos dos estudos, quem tomou uma dose (da AstraZeneca) já teve soroproteção de 70% a partir de 21 dias. E como a gente tem que deter a pandemia e vacinar mais rápido o maior quantitivo de pessoas, essa ação de retardar essa segunda dose tem lógica", explica o médico Eduardo Jorge da Fonseca Lima, representante regional da Sociedade Brasileira de Imunizações. 

A importância de vacinar esse grupo de idosos (a partir dos 85 anos), segundo Paulo Câmara, baseia-se nos dados atuais da saúde. "Pessoas nessa faixa etária representam 15% do total de óbitos", justificou o governador. As vacinas serão repassadas aos municípios de acordo com a sua quantidade de habitantes idosos a partir dos 85 anos, com a orientação de que a imunização seja facilitada de todas as maneiras possíveis.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou que dois terços desse público vão a óbito quando acometidos pelo novo coronavírus. Ou seja, 66% dos adoecimentos a partir dos 85 anos tiveram como desfecho do caso o óbito. “A decisão de priorizar esse grupo evitará novas mortes e refletirá em menos internamentos e na pressão em nosso sistema de saúde”, disse Longo, informando ainda que atualmente 60 leitos covid de terapia intensiva (UTI) estão ocupados com idosos com 85 ou mais. “A responsabilidade com as vidas têm que ser o norte principal neste momento”, frisou.

Trabalhadores de saúde 

Vindas de São Paulo, as 38.400 novas doses da CoronaVac, desenvolvidas em parceria com o Instituto Butantan, desembarcaram na tarde desta segunda-feira (25), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, às 15h20, em voo operado pela companhia aérea Latam. Elas serão destinadas aos profissionais da saúde. Diferentemente do primeiro lote de 270 mil unidades monodoses, também para duas doses, a nova remessa vem em frascos com 10 doses. Ou seja, também está previsto 5% de perda e os arredondamentos, o que significa beneficiar, em duas doses, aproximadamente 17,5 mil trabalhadores de saúde, que se somam aos 135 mil da primeira remessa.

O quantitativo será utilizado para a primeira e segunda doses - que devem ser aplicadas com um intervalo de 2 a 4 semanas. Esse novo lote deverá ser usado para continuar imunizando os trabalhadores de saúde da linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus e avançar para os demais de acordo com a realidade da rede de cada município.

"Na primeira remessa, contemplamos 34% dos trabalhadores de saúde. Agora serão mais 6%, totalizando 40%. Esclareço que vamos proteger 100% da força de trabalho da saúde, temos que passar essa segurança. Mas precisamos que o Ministério da Saúde encaminhe mais doses para que possamos beneficiar a todos. Enquanto isso, vamos fazer a ordem de prioridade, vacinando os trabalhadores da linha de frente contra a covid-19 e seguindo para outros da área da saúde a depender da realidade de cada rede municipal e objetivando manter a assistência à população até que todos sejam contemplados", reforçou Longo.

Entre as 38,4 mil novas doses da Coronavac/Butantan, mais de 31,8 mil irão para os municípios, e mais de 6,5 mil ficarão com o Estado para dar seguimento à imunização da rede de urgência e emergência.

Desde o início da vacinação contra a covid-19 em Pernambuco, 43.441 pessoas que fazem parte do público prioritário da primeira fase da campanha no Estado já foram imunizadas. Deste total, 35.975 foram trabalhadores da saúde (sendo 5.567 profissionais que atuam nos hospitais do Governo de Pernambuco), 4.765 indígenas aldeados, 2.593 são idosos institucionalizados e 108 pertencem ao grupo de pessoas com deficiência institucionalizadas.

Medidas sanitárias 

O governador Paulo Câmara reforçou ainda, em seu pronunciamento, a importância de ser mantido o respeito aos protocolos sanitários, enquanto ainda não há previsão de imunização para todos os pernambucanos. “Ainda estamos longe de vacinar todos os integrantes do primeiro grupo prioritário. Temos mais três grupos de prioridades antes de começar a imunização em massa. Por isso, o cuidado em evitar aglomerações, a observação da higiene das mãos e o uso de máscaras permanecem como orientações válidas”, salientou.

Tags

Autor