Prestes a finalizar o primeiro mês do ano, Pernambuco tem estabilidade no número de casos e mortes causadas pela covid-19
Apesar da estabilidade, é essencial que a população siga mantendo os cuidados na prevenção da doença
Se aproximando do fim do primeiro mês de 2021, Pernambuco apresenta estabilidade no número de casos e mortes causadas pela covid-19. Nesta sexta-feira (29), o número de confirmações de casos é 5% maior do que o de 14 dias atrás, enquanto o de mortes é 9% menor, em comparação com o mesmo período. De acordo com o calculo da média móvel, os números representam uma tendência de estabilidade nos registros. O momento coincide com o início da vacinação no Estado, que aguarda a chegada de novas doses das vacinas para ampliar a campanha de imunização da população. Apesar da estabilidade, a manutenção dos cuidados na prevenção da doença segue fundamental.
>> Veja quantas doses da nova remessa da vacina CoronaVac cada cidade de Pernambuco vai receber
Nesta sexta-feira (29), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.748 novos casos da covid-19. Entre os confirmados hoje, 38 (2%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto os outros 1.710 (98%) são leves. Até agora, Pernambuco já registrou 258.725 casos da doença, sendo 30.953 graves e 227.772 leves. Levando em consideração as confirmações dos últimos sete dias, o Estado tem confirmado em média 1.459 casos da doença por dia.
Mortes
A SES-PE também confirmou novas 25 mortes causadas pela doença. Elas teriam acontecido entre os dias 30 de abril de 2020 e 28 de janeiro. Pernambuco já perdeu 10.304 vidas para o novo coronavírus. Com os novos dados desta sexta, o Estado vem registrando em média 22 mortes por dia. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
Média móvel
O indicador é calculado pela soma de registros da última semana dividido por sete. É considerada tendência de alta ou queda quando a variação é superior a 15%, para baixo ou para cima. Esta é a maneira mais eficaz de medir o avanço da pandemia. Nesta sexta, a média de mortes está em 22, o que representa uma queda de 9% quando comparado ao número de duas semanas atrás.