SAÚDE

Profissionais da Atenção Básica à Saúde são os próximos a serem vacinados contra a covid-19 no Recife

A rede conta com profissionais que atuam nos postos e fazem visitas domiciliares na capital pernambucana

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 28/01/2021 às 10:52 | Atualizado em 28/01/2021 às 14:03
Notícia
X

Após os profissionais de saúde da linha de frente da pandemia, indígenas, moradores de instituições de longa permanência e idosos com 85 anos ou mais, chega a vez dos 6,5 mil trabalhadores da rede de Atenção Básica à Saúde serem vacinados contra a covid-19 no Recife. A imunização do grupo começa na próxima semana. A data, no entanto, ainda não foi divulgada.

A rede conta com profissionais que atuam nos postos de saúde e fazem visitas domiciliares na capital pernambucana. O grupo vai receber a dose da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e precisa repetir a vacina em um intervalo entre 14 a 28 dias.

Made with Flourish

O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos (PSB), em vídeo publicado em incentivo à vacinação na manhã desta quinta-feira (28) nas redes sociais. "Aproveito pra anunciar que, na próxima semana, vamos iniciar a imunização de todos os 6,5 mil trabalhadores da atenção básica da saúde: agentes comunitários, agentes de endemia, médicos, entre tantos outros. Bora vacinar!", disse.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Joa?o Campos (@joaocampos)

A vacinação no Recife começou em 18 de janeiro, com 66.200 doses, um dia após a chegada de 270 mil doses da CoronaVac a Pernambuco. Com elas, até agora, a cidade imunizou 12.055 profissionais da saúde em contato direto com pacientes com coronavírus, 759 idosos em instituições de longa permanência e 65 pessoas maiores de 18 anos com deficiência que vivem em residências inclusivas.

» Saiba onde vacinar idosos com mais de 85 anos contra covid-19 em cidades do Grande Recife

» A vacina contra a covid-19 é segura? Especialista responde as dúvidas mais frequentes sobre a vacinação no Brasil

» Guia da vacinação contra a covid-19: tire as suas dúvidas

» Saiba como denunciar ao Ministério Público desvio de vacinas contra covid-19

Oficialmente, a vacinação para idosos com mais de 85 anos começou nessa quarta (27). Segundo o "vacinômetro", plataforma da Prefeitura do Recife, já foram imunizados 1.357 idosos. Para este público alvo, estão sendo distribuídas as 16.520 das 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford que chegaram ao Estado no último domingo (24). No total, 14.236 recifenses estão vacinados.

Ordem de prioridade para vacinação

De acordo com o Ministério da Saúde

  1. Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);
  2. Pessoas de 60 a 74 anos;
  3. Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Made with Flourish

Tags

Autor