COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Fim de semana será de vacinação contra a covid-19 no Recife

No sábado (30) e domingo (31), as 65 salas dos centros de vacinação e os três pontos de drive-thru receberão idosos a partir de 85 anos que fizeram agendamento prévio para a imunização

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 29/01/2021 às 19:59 | Atualizado em 30/01/2021 às 11:19
Notícia
X

A campanha de imunização contra a covid-19 continua neste sábado (30) e domingo (31) no Recife. Durante todo o fim de semana, as 65 salas dos nove centros de vacinação e os três pontos de drive-thru receberão idosos a partir de 85 anos que fizeram agendamento prévio para receber a dose do imunizante. Na cidade, a mobilização acontece de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30.

>> Em dúvida sobre como agendar vacinação contra covid-19 no Recife? Confira o passo a passo

>> Em 10 dias de campanha, Recife ultrapassa 21 mil pessoas vacinadas contra covid-19

>> Ministério da Saúde confirma compra de mais 54 milhões de doses da vacina CoronaVac

A lista de locais para vacinação inclui o Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; a Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; a Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; o Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; a Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; o Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; a Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e a UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Já os pontos de drive-thru ficam no Parque da Macaxeira, no Geraldão e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

É importante frisar que a Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, o horário e o local onde receberão a vacina. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (app disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS). "A gente tem contado com apoio de toda a nossa equipe da saúde. Em tempo tão curto, conseguiu montar um sistema de agendamento 100% digital, estruturar os centros, priorizando aquelas áreas que não vão atrapalhar, no dia a dia, os serviços de saúde. O funcionamento tem acontecido da melhor forma e, dia após dia, a gente consegue fazer crescer o número de vacinados", disse o prefeito João Campos, em visita ao Centro de Vacinação Guilherme Abath, no Hipódromo, nesta sexta-feira (29).

Na ocasião, ele falou da importância da solidariedade na hora do agendamento online para vacinação contra a covid-19 dos idosos com mais de 85 anos. "Para quem tiver alguma dificuldade de fazer a marcação, todas as unidades básicas de saúde, os postos de saúde do município, vão ter pelo menos uma pessoa à disposição para fazer esse agendamento. E também tenho pedido a solidariedade das pessoas. Todo mundo que conhece alguém que está no grupo para ser vacinado, procure saber se essa pessoa já fez o cadastramento, ajude essa pessoa. Quem tem uma tia, uma avó ou mãe com 85 anos ou mais deve ajudar a fazer o cadastramento, a marcar o dia da vacinação", salientou o prefeito.

A podóloga Sílvia Azevedo levou a mãe, Maria José Ferreira, 89 anos, para se vacinar nesta sexta-feira (29). "Esse período de pandemia foi um momento difícil para a gente porque a família é grande. Somos sete filhos, muitos netos e bisnetos, e ela ficou isolada. Teve um processo depressivo, de início, mas depois teve a conscientização, e ela teve que se conformar que os filhos não poderiam visitá-la", disse Sílvia. Ela acrescentou que todos ficaram felizes com a notícia sobre a chegada da vacina. "Fiquei muito ansiosa para tomar a vacina, eu nem dormi", contou Maria José.

Tags

Autor