Após 19 dias, Pernambuco volta a apresentar tendência de alta no número de mortes em decorrência da covid-19
Levando em consideração os registros divulgados nos últimos sete dias, o Estado vem confirmando 25 mortes por dia
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou nesta quarta-feira (10), novos 31 óbitos em decorrência da covid-19 em Pernambuco. Assim, depois de 19 dias, a média móvel de mortes no Estado voltou a apresentar tendência de alta, com um aumento de 22% em comparação com o número registrado 14 dias atrás.
- Idosos com 80 anos ou mais podem ser vacinados no Recife a partir de sexta (12)
- Covid-19: em Pernambuco, trabalhadores de saúde da rede estadual não começaram a receber a segunda dose da vacina
- Saiba quantas doses da 3ª remessa da vacina CoronaVac cada cidade de Pernambuco vai receber
De acordo com a secretaria, as mortes confirmadas nesta quarta teriam ocorrido entre os dias 09 de setembro de 2020 e 09 de fevereiro. Levando em consideração os registros divulgados nos últimos sete dias, o Estado vem confirmando 25 mortes por dia. Até agora, Pernambuco já perdeu 10.577 vidas para a doença.
Casos
A SES-PE também confirmou novos 1.531 casos de covid-19 no Estado. Dos registros desta quarta, 50 (3%) são de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.481 (97%) são leves, que não costumam demandar atendimento hospitalar. O Estado já confirmou 274.809 casos da doença, sendo 31.550 graves e 243.259 leves. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
- Covid-19: sem filas, pontos de drive-thru do Recife têm movimentação fraca para vacinar grupos prioritários
- Covid-19: Pernambuco faz parceria com a Uber e garante transporte gratuito de idosos a postos de vacinação
- Samu Recife volta a ter alta de envio de ambulâncias para casos suspeitos de covid-19
- Governo Federal precisa assumir as rédeas da campanha de vacinação ao invés de deixar com estados, diz especialista
Média móvel
O indicador é calculado pela soma de registros da última semana dividido por sete. É considerada tendência de alta ou queda quando a variação é superior a 15%, para baixo ou para cima. Esta é a maneira mais eficaz de medir o avanço da pandemia. Nesta quarta, a média de mortes está em 25, o que representa uma alta de 22% quando comparado ao número de duas semanas atrás. Já a média móvel de casos é de 1.351, o que aponta uma queda de 7% nos registros.