SAÚDE

Com mais de 73% dos leitos de UTI ocupados, Petrolina faz alerta para população sobre a covid-19

Para o prefeito Miguel Coelho (MDB), os números acendem um alerta "amarelo", que representa a necessidade de reforçar cuidados, mas ainda não de anunciar novas restrições

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 23/02/2021 às 7:59 | Atualizado em 23/02/2021 às 9:17
Notícia
X

A cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, informou, nessa segunda-feira (22), que a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegou a 73,8%. Assim, dos 42 leitos, 31 estão com pacientes. Além disso, 85 novos casos de coronavírus foram registrados. Para o prefeito Miguel Coelho (MDB), os números acendem um alerta "amarelo", que representa a necessidade de reforçar cuidados, mas ainda não de anunciar novas restrições.

Segundo o gestor, caso a ocupação das UTIs ultrapasse 85%, um novo isolamento gradual das atividades pode ser decretado. "Venho mais uma vez pedir para todos tomarem as medidas de cuidado. Não queremos tomar nenhuma medida mais drástica ou restritiva, mas para vencer essa pandemia precisamos da união e solidariedade de todos", disse Miguel aos munícipes.

O comitê de combate ao coronavírus irá se reunir com o prefeito nesta terça (23) para apresentar novos números da evolução da pandemia. Além disso, o gestor sertanejo informou que pretende discutir ações conjuntas com outras cidades e o Governo do Estado para conscientização, fiscalização em pontos de grande movimentação urbana, além do reforço na saúde.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, alerta sobre o aumento na taxa de ocupação dos leitos e lembra da importância em manter todos os cuidados. “Precisamos redobrar os cuidados com o uso da máscara, do álcool em gel e respeitar o distanciamento social, evitando aglomerações. É necessário um esforço conjunto para que o nosso sistema de saúde não venha colapsar”, frisou.

Dos 85 novos infectados em Petrolina, 45 foram confirmados através de 336 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 40 registrados se deram a partir de exames laboratoriais. São 30 pessoas do sexo masculino, com idades entre oito meses a 76 anos, e 55 pessoas do sexo feminino, entre um ano e 88 anos.

A cidade não registrou novas mortes na segunda. O município permanece com 197 óbitos causados pela Covid-19. Desde o começo da pandemia, 16.159 pessoas já foram infectadas. As pessoas que se recuperaram da doença somam 13.568, número que representa 84% do total.


Tags

Autor