Pernambuco confirma quase 9 mil casos de covid-19 em apenas uma semana
Forma mais grave da doença atingiu 477 dos infectados, número equivalente a 5% do total de casos
Após confirmar 1.588 novos casos de covid-19 nesta sexta-feira (5), Pernambuco soma 8.916 novas infecções causadas pelo novo coronavírus em apenas uma semana. Os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apontam que 477 desses casos foram considerados graves, o que representa 5% do total. A forma mais grave da doença costuma evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), esses casos demandam por internação hospitalar na maioria das vezes.
- Vacinação diminui em 25% número de infectados pela covid-19 com 85 anos ou mais em Pernambuco
- Pernambuco registra aumento da procura por testes de covid-19
- 'Estamos no início de um período que deve ser muito duro", alerta secretário sobre covid-19 em Pernambuco
De acordo com a SES-PE, os leitos públicos de UTI no Estado estavam com ocupação de 94% na quinta-feira (4), quando o último balanço foi divulgado. Na rede privada, a ocupação é de 90%. Já os leitos públicos de enfermaria registraram uma ocupação de 79%, enquanto os da rede privada estão com 49% das vagas disponíveis.
"Estamos no início de um período que deve ser muito duro e de grandes dificuldades. Mesmo com a vacinação, que começar a dar os primeiros e promissores resultados, e um grande esforço do governo do Estado para a abertura de leitos, o sistema de saúde está no limite de sua capacidade máxima", afirmou o secretário de Saúde do Estado André Longo, nessa quinta-feira (04).
Dos casos registrados nesta sexta-feira (5), 123, ou 8% do total, são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto os outros 1.465, 92% do total, foram considerados leves. Até esta sexta, o Estado já registrou 306.320 casos da doença, sendo 32.845 graves e 273.475 leves. Levando em consideração os registros dos últimos sete dias, a média de confirmação diária de casos no Estado está em 1.274. O número representa uma queda de 10% na média móvel, indicador utilizado para medir o avanço da pandemia.
- Estudo sugere que variante brasileira emergiu em novembro, é mais transmissível e pode causar reinfecção
- Transmissão descontrolada de vírus pode fazer do Brasil 'celeiro' de variantes
- 'As novas variantes vão matar mais? Posso responder que elas já estão matando', diz virologista da USP sobre covid-19
- Variantes mais preocupantes da covid-19 já prevalecem em pelo menos 6 estados, incluindo Pernambuco, diz Fiocruz
Mortes
A SES-PE também registrou 29 novas mortes nesta sexta. Os óbitos ocorreram entre os dias 9 de julho de 2020 e 04 de março. Com relação a média móvel, a queda no número de mortes foi de 11% nesta sexta, o que indica estabilidade nos registros. Levando em consideração as confirmações dos últimos sete dias, Pernambuco está registrando 25 novas mortes por dia. Até esta sexta, o Estado já perdeu 11.119 vidas para a doença. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.