PANDEMIA

Covid-19: Casos de SRAG representam 30% das 373 confirmações desta segunda-feira (8)

Até esta segunda, Pernambuco já confirmou 308.657 casos da doença, sendo 33.079 graves e 275.578 leves

Imagem do autor
Cadastrado por

Danielle Santana

Publicado em 08/03/2021 às 13:37 | Atualizado em 08/03/2021 às 13:55
Notícia
X

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (08), novos 373 casos de covid-19, o número de confirmações mais baixo que o usual é justificado pelo final de semana, quando o Estado sofre com um represamento dos resultados dos testes para a doença. Entre os confirmados nesta segunda, 114, o que representa 30,5% do total, são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que costumam demandar por internação hospitalar.

Segundo a SES-PE, os outros 259 casos da doença, que representam 69,5% do total, foram considerados leves. No Estado, a média de confirmações diárias está em 1.222, o que representa uma diminuição de 14% na média móvel. Até esta segunda, Pernambuco confirmou 308.657 casos da doença, sendo 33.079 graves e 275.578 leves.

Mortes

Novos 34 óbitos também foram confirmados nesta segunda. As mortes teriam ocorrido entre os dias 21 de novembro de 2020 e 07 de março. Levando em consideração os registros dos últimos sete dias, Pernambuco vem confirmando 29 novos óbitos em decorrência da doença por dia. Dessa forma, o Estado apresenta um aumento de 14% em relação ao númeroobtido 14 dias atrás.

Apesar do aumento, Pernambuco segue com tendência de estabilidade nos registros, já que só é considerada tendência de alta quando o índice é maior do que 15%. Até esta segunda, o total de vidas perdidas para a doença no Estado é de11.207. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

UTIs

O aumento no número de doentes que evoluem para o quadro mais grave da doença é motivo de alerta no Estado. O último boletim epidemiológico divulgado pela SES-PE neste domingo (07), apontava que a taxa de ocupação das UTIs com doentes da covid-19 no Estado estava em 95%, a maior de 2021. Ou seja, restavam apenas 53 vagas de Terapia Intensiva disponíveis na rede pública do Estado. Na rede privada de saúde, a ocupação dos leitos de UTI também é alta e atingiu o índice de 91% no domingo.

Por meio de nota, a SES-PE ressaltou que tem "monitorado permanentemente a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência. Também tem realizado as ações necessárias para garantir o atendimento dos pernambucanos, ampliando os leitos na rede própria e contratualizando na privada, o que tem possibilitado a oferta, atualmente, de mais de 2 mil vagas de UTI e enfermaria em todas as regiões pernambucanas. Importante destacar ainda que a Central de Regulação do Estado tem atuado para fazer os encaminhamentos necessários para os hospitais de referência e para demais leitos criados para o atendimento desses pacientes em todo o Estado".

Mas, apesar do esforço para aumentar as vagas, a Secretaria destaca que "neste momento de aceleração da doença no Estado, é preciso que todos reforcem a adoção do cuidado e respeitem as regras de prevenção, porque só assim será possível diminuir a aceleração da doença e a quantidade de pacientes com quadros graves da covid-19".

Nos últimos dias, a capital pernambucana tem registrado um aumento no número de chamados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para casos com sintomas similares ao da covid-19. No início do ano, a média móvel diária de chamados para Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) era de 16. Agora, está em 29. O aumento representa um alerta, já que o Samu representa um termômetro para a cidade. "Quando as ocorrências começam a aumentar, o Samu é o que primeiro sinaliza para o sistema de saúde que as coisas estão começando a aquecer novamente", conta o coordenador geral do Samu Recife, Leonardo Gomes.


Tags

Autor