CONTAMINAÇÃO

Governo de Pernambuco alerta para aumento do número de casos da covid-19 em jovens

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou o pedido para que a população respeite os protocolos e ressaltou que os jovens "não são invencíveis"

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 04/03/2021 às 18:10 | Atualizado em 04/03/2021 às 18:34
Notícia
X

Em um mês, entre 24 de janeiro e 21 de fevereiro, o número de casos de covid-19 em Pernambuco cresceu 38% entre pessoas com idades de 20 a 59 anos. Em contrapartida, na faixa etária de 85 anos ou mais de idade houve uma redução de 25% no registro de casos.

Os números foram apresentados na tarde desta quinta-feira (04) pelo secretário estadual de Saúde, André Longo. Ele acredita que uma das justificativas para o menor adoecimento dos idosos se deve à vacina desse público. O Estado ultrapassou os 100% de pessoas vacinadas contra o coronavírus com 85 anos ou mais. Receberam a primeira dose, nessa faixa etária, 80.161 pessoas.

"Essa redução já pode apontar uma influência positiva do processo de vacinação nessa faixa etária (...) Hoje, Pernambuco já vacinou 100% dessa faixa etária acima dos 85 anos e, os estudos da Universidade de Oxford, após o vigésimo primeiro dia da primeira dose da vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, você já começa a ter os efeitos benéficos sobre essa faixa etária", comentou.

Entre essa quarta (3) e quinta-feira (4), o Estado confirmou mais 1.685 infecções pela doença, sendo 82 de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), totalizando 304.732 infectados.

>> Pernambuco tem primeira noite com mais restrições para conter covid-19; veja imagens

>> Covid-19: Cerca de 5% dos 1.685 novos casos confirmados no Estado nesta quinta são de SRAG

>> Cemitérios do Grande Recife abrem mais covas para receber corpos de vítimas da covid-19

>>Taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, atinge 95%

>> Covid-19: dezoito estados e DF têm ocupação de leitos de UTI acima de 80%, diz Fiocruz

 

>> TCE-PE vai discutir ações de enfrentamento à covid-19 com Secretaria de Saúde de Pernambuco

>> Com alta ocupação de leitos, Pernambuco determina suspensão de cirurgias eletivas em todo o Estado

>> Com UTIs públicas cheias, Pernambuco vai contratar 490 leitos da rede privada para pacientes com sintomas de covid-19

>> Samu Recife tem alta em chamados de pacientes com sintomas de covid-19; veja bairros que mais solicitaram atendimento

O secretário Estadual de Saúde frisou que os jovens precisam se cuidar, pois "não são invencíveis". Os jovens, que sempre dissemos, desde o início da pandemia, costumam ter resultados melhores, mas isso não é uma situação unânime, há vários jovens que perderam sua vida, muitas vezes temos observado que há uma reação individual ao contato com o vírus que pode ser inesperada. Os jovens que se acham invencíveis, que vão para as baladas, que vão para a curtição, sem pensar no dia de amanhã podem desenvolver casos graves e ir a óbito", ressaltou. 

André Longo voltou a pedir que as pessoas cumpram com os protocolos de prevenção à covid-19. "Ou enfrentamos a pandemia juntos, ou ela não será superada, causando ainda mais mortes e trazendo mais dor. Essas medidas sozinhas não serão suficientes, precisamos nos conscientizar. Não dá para aceitar que, mesmo com risco de adoecer, algumas pessoas ainda insistam em abdicar dos cuidados básicos. A pandemia não acabou", disse. 

Governo anuncia medidas restritivas

Tags

Autor