PANDEMIA

Ocupação de leitos para tratar pacientes com covid-19 em Palmares, na Mata Sul, em situação de alerta

No Hospital Regional Doutor Sílvio Magalhães, a taxa de ocupação dos 20 leitos de UTI está em 80%. Em outro hospital, o Vale do Una, a taxa de ocupação chegou a 100%

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 23/03/2021 às 18:39 | Atualizado em 23/03/2021 às 19:58
Notícia
X

Com informações do repórter Luiz Carlos Fernandes, da TV Jornal

A situação dos leitos para tratar pacientes com suspeita ou infectados pelo novo coronavírus no município de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, é preocupante. No Hospital Regional Doutor Sílvio Magalhães, a taxa de ocupação dos 20 leitos de UTI está em 80%, segundo informou a prefeitura da cidade nesta terça-feira (23). Um outro hospital, o Vale do Una, a taxa de ocupação chegou a 100%. 

"A espera na sala vermelha é grande. Sempre que damos alta ou sempre que alguém vem a óbito, não demoramos a receber outro paciente, tanto daqui, quanto de pacientes que vêm de outros municípios. A situação é bem preocupante", afirmou o médico Bruno Araújo, que trabalha no Hospital Regional. 

Segundo o profissional de saúde, os leitos vêm sendo ocupados por pessoas mais jovens. "O que eu tenho notado é uma mudança no perfil de paciente em relação ao início da pandemia. Antes, a gente recebia pacientes mais idosos, com comorbidades, e que complicavam a fase mais tardia da doença. Hoje, a gente recebe pacientes mais jovens", explicou.

"Infelizmente, essa luta contra o vírus não para. A situação é muito difícil porque estamos passando por um momento muito crítico. Mas nós estamos confiantes de que com a conscientização, com muita fé em Deus, nós vamos passar por esse momento", disse o secretário de Saúde do município, Bruno César.

O município também conta com a Clínica Covid-19, que atende pacientes com sintomas leves e moderados. Atualmente, são 30 leitos, e ocupação de 86%.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde explicou que já foram enviados equipamentos e insumos para o Hospital Regional para a abertura dos novos dez leitos, que, segundo a prefeitura, deve ocorrer nesta quarta-feira (24).

Além disso, reforçou que, desde o início de março, são mais de 400 novas vagas de UTI ofertadas na Rede Estadual. Em todo o território pernambucano, já são 1.398 leitos de terapia intensiva, e 1.127 de enfermaria.

Leia a íntegra da nota da Secretaria de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que a Central Estadual de Regulação de Leitos - responsável pela distribuição das vagas nas unidades de saúde vinculadas ao SUS - é contactada por médicos assistentes de toda a rede hospitalar a fim de avaliar, definir e estabelecer fluxos para cada um dos casos.

Ao receber o pedido, é feita uma análise na Central junto ao serviço para verificar a situação. Em determinados casos, pode ser avaliado que o paciente deve continuar sendo assistido na própria unidade solicitadora.

Confirmando a necessidade do leito, a Central tem procurado atender a todas as demandas em tempo hábil. Por se tratar de uma rede estadual, os encaminhamentos são realizados para locais dessa rede que atendam a necessidade do paciente.

A SES-PE destaca também que é preciso interromper a velocidade de transmissão da doença, sendo necessário o apoio da população nos cuidados para evitar a propagação da Covid-19, como o uso de máscara e distanciamento social, a fim de deter o adoecimento e internamento de pacientes graves.

O Estado também vem realizando todo o esforço necessário para ampliar o número de vagas de UTI na sua rede própria, além de contratualizar toda a oferta disponível de terapia intensiva nas redes privada e filantrópica. Desde o início do mês, são mais de 400 novas vagas ofertadas em todo o Estado. Com isso, já são 1.398 leitos de UTI em todo o território pernambucano, além de 1.127 de enfermaria, totalizando 2.525.

Por fim, a SES-PE reitera a gravidade da situação da pandemia em Pernambuco e a necessidade do engajamento da população no respeito às normas sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19 e a sobrecarga do sistema de saúde. Cada um precisa fazer sua parte contra o coronavírus e a favor da vida.

 

 

Tags

Autor