Prefeitura do Recife anuncia 23 novos leitos para pacientes com covid-19
Novas vagas serão abertas nas policlínicas Amaury Coutinho e no Hospital Pediátrico Helena Moura
A Prefeitura do Recife anunciou, neste sábado (20), a abertura de 23 novos leitos para o tratamento de covid-19. Com as novas aquisições, o número de vagas para pacientes com a doença na capital pernambucana sobe para 374. O anúncio foi feito durante uma visita do prefeito João Campos à Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, onde foram vistoriadas as instalações da Unidade Exclusiva de Atendimento Covid-19 que foi montada no local.
- Bolsonaro lamenta morte do vereador e cantor gospel Irmão Lázaro
- TJPE autoriza pastor a presidir cultos presenciais; decisão não se aplica a outras igrejas
- Governo de Pernambuco adquire 4 milhões de doses da vacina Sputnik V
- Primeiro sábado de quarentena em Pernambuco tem descumprimento de decretos em pontos da RMR
Os novos leitos são destinados ao tratamento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). As vagas, de observação e de sala vermelha, estão localizados nas policlínicas Barros Lima e Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, e no Hospital Pediátrico Helena Moura, na Tamarineira. Com as novas vagas, a rede pública municipal chega a 374 leitos, sendo 202 de UTI.
“A gente transformou a Barros Lima em uma unidade especializada de covid. A partir de hoje começam a funcionar 20 leitos, com capacidade de expansão para mais dez. Hoje o grande gargalo são os pontos de oxigênio, então a gente está mobilizando toda a rede, todos os locais que têm ponto de oxigênio a gente pode mobilizar como um ponto para o acolhimento da pessoa diagnosticada com covid ou com a Síndrome Respiratória Aguda Grave. A sala vermelha tem equipamentos similares ao de uma UTI, então tem capacidade para fazer a utilização do respirador, se necessário”, explicou João Campos.
Os leitos de sala vermelha são equipados com respiradores, como as UTIs, e são voltados para as pessoas que apresentem piora no quadro de saúde e necessitem de estabilização para posterior transferência. Os equipamentos utilizados nas novas vagas foram realocados de unidades provisórias de atendimento a pacientes com covid-19.
Com essa ampliação, a Policlínica Amaury Coutinho disponibilizará 16 leitos – sendo 13 de observação e três de sala vermelha; a Barros Lima terá 22 – 20 de observação e dois de sala vermelha; e o Helena Moura chegará a 11 – dez de observação e um de sala vermelha.
Na Barros Lima, a área onde ficarão os pacientes com sintomas respiratórios passou por readequações físicas, entre elas a ampliação da rede canalizada para gases medicinais (oxigênio e ar comprimido). Nesse local, funcionava o SPA geral pediátrico e adulto. Este último continuará sendo ofertado na policlínica, com fluxo de entrada diferente dos pacientes respiratórios. O mesmo vai acontecer no Hospital Pediátrico Helena Moura, onde o atendimento de covid será feito pela entrada do lado esquerdo e os demais serão feitos pelo lado direito.