Municípios do Grande Recife voltam a aplicar 2ª dose de CoronaVac; quantitativo ainda está aquém do necessário
Volume de doses ainda não é o suficiente para finalizar esquema vacinal dos grupos que já haviam recebido a primeira dose
Pernambuco recebeu mais 40,6 mil doses da CoronaVac na manhã do último sábado (8), que foram destinadas à aplicação exclusiva para a segunda dose de idosos, além de trabalhadores das forças de segurança e salvamento do Estado. O quantitativo ainda está muito aquém do necessário para consolidar a vacinação dos grupos que já haviam recebido a primeira dose e para iniciar a imunização de novos segmentos. Para Olinda, por exemplo, foram destinadas 1.810 doses de CoronaVac, que já foram aplicadas. Com isso, a cidade está sem a vacina desde a tarde desta segunda-feira (10).
- Covid-19: Pernambuco prorroga suspensão de cirurgias eletivas
- Hospital da Mulher do Recife completa 5 anos e alcança a marca de quase 1,4 milhão de atendimentos
- Pessoas que já tiveram dengue têm duas vezes mais chance de desenvolver a forma sintomática de covid-19
- Recife amplia vacinação contra a covid-19 para pessoas com deficiência que recebem o BPC
- Pernambuco recebe mais de 46 mil doses da vacina Pfizer contra a covid-19 a partir desta segunda (10)
- Sem CoronaVac, Olinda suspende aplicação da 2ª dose da vacina contra covid-19
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as pessoas com agendamento no cartão de vacinação para segunda dose da CoronaVac devem ligar para o Suporte Olinda, através dos números 81 99111-3743, 81 99194-4506 ou 81 99183-4670, com o objetivo de reagendar e concluir o esquema vacinal. A prefeitura ressalta ainda que o abastecimento de doses da vacina contra a covid-19, no município, depende exclusivamente do Ministério da Saúde e que mais da metade dos idosos que receberam a imunização em Olinda já tiveram aplicação da segunda dose.
"Para aqueles que se vacinaram com AstraZeneca, o recebimento da segunda dose segue normalizado. As pessoas podem comparecer ao local de vacinação na data marcada no cartão. Assim que o Ministério da Saúde enviar as doses de CoronaVac ao município, retomaremos a aplicação de segunda dose do imunizante", diz a Secretaria Municipal de Saúde.
Já no Recife, as 7.610 doses da vacina CoronaVac, recebidas neste fim de semana, ainda estão sendo utilizadas. Foram destinadas para iniciar a retomada do cronograma de aplicação de segundas doses desse imunizante nos grupos elegíveis. Entre os dias 29 de abril e 9 de maio, foram reagendadas 21 mil pessoas. "É importante salientar que a vacinação com AstraZeneca e Pfizer vem sendo realizada normalmente na capital pernambucana, de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30", destaca, em nota, a Secretaria de Saúde do Recife.
No caso de Jaboatão dos Guararapes, a prefeitura informa que tem estoque para aplicar a segunda dose de CoronaVac. "Além da reserva mantida com as remessas anteriores, mais três mil doses chegaram, no último sábado (8), exclusivamente para a segunda aplicação", diz, em nota, a assessoria de comunicação do município. Estão recebendo essa dose pessoas a partir de 60 anos. Elas não precisam fazer novo agendamento.
"A data e o local são informados no aplicativo De Olho na Consulta ou no portal deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br." A aplicação da segunda dose da CoronaVac, segundo a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, é realizada de segunda a sexta-feira, no turno da tarde, nos nove drive-thru montados na cidade.
No Cabo de Santo Agostinho, a aplicação da segunda dose de CoronaVac será iniciada nesta terça-feira (11) para quem recebeu a primeira dose nos dias 20 e 21 de abril. As equipes de Saúde do município estão preparadas para receber o público e vão abrir o Centro de Vacinação Covid-19, na PE-60. As atividades também acontecem na quarta-feira (12), sempre nos mesmos horários, das 8h às 13h.
"Em paralelo, o município continua com a vacinação de primeira dose do chamado grupo de comorbidades, que está recebendo doses da vacina da AstraZeneca. Neste agrupamento, estão incluídas as pessoas com síndrome de Down, com doença renal crônica que realizam diálise, os transplantados (de órgão sólido ou medula óssea), pessoas que vivem com HIV e obesidade mórbida", orienta a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.
Ainda no município, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) também estão recebendo a primeira dose da AstraZeneca. Na última sexta-feira (7), o município recebeu mais 3.080 doses da AstraZeneca, destinadas aos quilombolas, grupo de comorbidades e idosos de 80 a 84 anos. A segunda dose desse imunizante ocorre três meses após primeira administração. Além disso, no sábado (8), chegaram outras 680 doses da CoronaVac, reservadas à segunda dose dos idosos de 65 a 69 anos, 70 a 74 anos e 60 a 64 anos.