VACINA

Recife amplia vacinação contra a covid-19 para pessoas com deficiência que recebem o BPC

O agendamento já começa 18h de hoje, com vagas abertas já para esta terça-feira (11).

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 10/05/2021 às 12:41 | Atualizado em 10/05/2021 às 16:39
Notícia
X

O prefeito João Campos (PSB) anunciou, na manhã desta segunda-feira (10), a ampliação da vacinação contra a covid-19. Agora, a campanha atenderá cerca de 15 mil pessoas com deficiência que recebem o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC) e que são residentes do Recife. O agendamento já começa 18h de hoje na plataforma Conecta Recife, com vagas abertas já para esta terça-feira (11).

"Você que conhece alguém que faz parte desse grupo, ajude essa pessoa a fazer o agendamento, que ela já pode se vacinar a partir de amanhã. Lembrando que em qualquer unidade de saúde da nossa cidade tem pessoas que podem ajudar a fazer a inscrição no Conecta Recife e o agendamento. Contamos com a colaboração de todos e todas para vermos as pessoas com deficiência serem vacinadas na nossa cidade", disse o gestor.

O novo público deve anexar no Conecta Recife, além do comprovante de residência, o documento que comprove que recebe o BPC (foto do cartão do benefício, por exemplo). É importante também levar todos os documentos ao local onde será imunizado, no dia e hora agendados previamente para a vacinação. O app Conecta Recife está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. O endereço do site é https://conectarecife.recife.pe.gov.br.

No Recife, 348.300 pessoas já foram vacinadas. Dessas, 183.349 já receberam inclusive a segunda dose. O total de doses aplicadas é 531.649.

Pontos de vacinação

O Recife conta com 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus, que funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Quem pode se vacinar?

Neste momento, estão sendo vacinados os idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos de saúde (assistência à saúde, vigilância à saúde e gestão da saúde) e trabalhadores da Atenção Básica do município. Além deles, os trabalhadores da saúde que atuam em UTIs (adulto, pediátrica, neonatologia, coronária e oncologia), setores de quimioterapia (ambulatorial e hospitalar), segmentos hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia (enfermaria e diagnóstico), Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), maternidades (centro obstétrico, berçário, alojamento conjunto, centro de parto normal, diagnóstico e farmácia) e setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem.

Além deles, os que atuam em policlínicas municipais; nas Vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador também estão recebendo a vacina. Integram os grupos elegíveis para a vacinação os funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; trabalhadores de saúde lotados em hospitais do município, cirurgiões dentistas e os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 (UTI e enfermaria covid) e nos serviços de urgência e emergência. Os trabalhadores da educação básica do Recife a partir de 40 anos entraram no grupo que já pode receber as doses.

Podem se vacinar também as pessoas as pessoas de 18 a 59 anos que são transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas com Síndrome de Down; pessoas vivendo com HIV; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); pessoas com obesidade mórbida e grávidas e puérperas; pessoas com idade entre 55 e 59 anos com quaisquer comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 (PNO), definidas pelo Ministério da Saúde, e pessoas com deficiência que recebem o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC).

Tags

Autor