PANDEMIA

Covid-19: Pernambuco já abasteceu 398 cilindros de oxigênio em 30 cidades

A Central Emergencial de Gases Medicinais foi montada nesse sábado (29)

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 30/05/2021 às 18:18 | Atualizado em 30/05/2021 às 18:29
Notícia
X

Até as 16h deste domingo (30), 398 cilindros de oxigênio, destinados a tratar pacientes com o novo coronavírus, tinham sido abastecidos pela Central Emergencial de Gases Medicinais, do Governo de Pernambuco. A unidade foi montada nesse sábado (29) após municípios relatarem a falta do gás por causa do aumento do número de pacientes infectados que não estavam respirando sem o auxílio do oxigênio. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), até o momento, foram fornecidos 3.017 metros cúbicos de oxigênio em 30 municípios pernambucanos. Nos primeiros dias de funcionamento, a central emergencial está disponibilizando 30 mil m³ que, segundo a SES, são suficientes para abastecer até três mil cilindros de 10 metros cúbicos, com uma capacidade de abastecimento de 80 cilindros por hora.

"Estamos empenhados e atuando 24h por dia para atender às cidades pernambucanas. Vamos continuar monitorando e acompanhando de perto a situação do abastecimento para garantir a obtenção do oxigênio de forma emergencial e manter o fornecimento do insumo a todos em nosso Estado", comentou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte das cidades beneficiadas são do Agreste, região que passa por um período mais restritivo em razão da escalada do número de casos da covid-19.

Foram atendidos, até o momento, os seguintes municípios:

Casinhas, Feira Nova, João Alfredo, Orobó, Surubim, que integram a 2ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Limoeiro; Primavera, Jaqueira, Quipapá, da 3ª Geres, com sede em Palmares; Agrestina, Altinho, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Frei Miguelinho, Jurema, Panelas, Riacho das Almas, São Caetano, da 4ª Região (sede Caruaru); Canhotinho, Capoeiras, Paranatama, São João, Saloá, Caetés, Jupi, Lajedo, Palmeirina, da 5ª Região de Saúde (sede Garanhuns); Venturosa, da 6ª Região de Saúde (sede Arcoverde); e São José do Egito, da 10ª Região de Saúde (sede Afogados da Ingazeira). 

Tags

Autor