CEPA

Pesquisa reforça prevalência da variante P.1 da covid-19 em Pernambuco

Foram colhidos os resultados de 96 amostras

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 15/06/2021 às 20:14 | Atualizado em 15/06/2021 às 20:20
Notícia
X

Uma nova pesquisa realizada pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reforçou que a variante gama, mais conhecida como P.1, da covid-19, predomina no Estado. O novo sequenciamento genético foi feito a partir da análise das coletas de 96 pacientes residentes em municípios do Agreste e da Zona da Mata. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (15) pelo Governo de Pernambuco. 

Os resultados mostraram que 56,25% (54 amostras) apresentaram a cepa P.1, identificada no Amazonas, seguido da B.1.1 (19 amostras) e da B.1.1406 (10 amostras).

Do total de exames com essa cepa identificada, 20% das amostras eram de pacientes residentes em Garanhuns; 15% de moradores de Caruaru; 6% do município de Cumaru; e 2% cada de pacientes residentes em Agrestina e Bom Jardim. Apenas o município de Cachoeirinha não teve a presença da P.1 detectada em suas amostras biológicas. Já 7% dos genomas positivos para a P.1 foram de amostras biológicas de pacientes residentes no município de Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a variante P.1 foi identificada pela primeira vez em Pernambuco no mês de fevereiro, em dois pacientes infectados pela covid-19 e transferidos do Amazonas.

Em abril, cinco amostras biológicas de pernambucanos confirmados para a Covid-19 apresentaram, em sequenciamento genético, a variante P.1 da doença. No início deste mês, o sequenciamento genético de 233 amostras, realizado pelo LIKA e pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE), também detectou a presença da P.1 na maioria das coletas.

"A detecção da variante P.1 em grande parte das últimas amostras analisadas pode estar relacionada, por exemplo, com a maior circulação de pessoas nos últimos meses do ano de 2020 e início de 2021, principalmente no período que antecedeu a fase de aceleração da pandemia no Agreste do Estado", comentou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A SES-PE informou que, nos próximos dias, um novo sequenciamento genético deve ser realizado. 

Tags

Autor