Cidades do Grande Recife avançam na vacinação contra a covid-19; confira as idades-alvo
As cidades ainda avançam na campanha à medida que novas doses chegam, e vacinam diferentes grupos prioritários
Atualizada no dia 19 de agosto
Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que, até essa quarta-feira (18), 7 milhões de doses das vacinas contra a covid-19 já haviam sido aplicadas em Pernambuco. Entretanto, apenas 28,9% da população está completamente imunizada. Isso porque, desse total, 4.9 milhões foram de primeira dose, 1.9 milhão da segunda, e 171 mil do imunizante da Janssen, que só necessita de uma aplicação.
As cidades ainda avançam na campanha à medida que novas doses chegam, e vacinam diferentes grupos prioritários. Confira qual idade-alvo de municípios do Grande Recife:
Recife
- Público geral: a partir dos 18 anos. Agendamento aberto.
A pessoa que irá tomar a vacina deve realizar o agendamento através do site ou aplicativo do Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore (Android), e AppStore, (sistema iOS). É necessário anexar a cópia de um documento de identificação com foto e um comprovante de residência no nome da pessoa que será vacinada.
Entre os comprovantes de residência aceitos pela Prefeitura do Recife, podem ser uma conta de água, luz ou telefone, boleto de cartão de crédito ou de cobrança. Também é possível pegar a comprovação do endereço residencial na unidade de saúde municipal onde o usuário é atendido. O comprovante de domicílio eleitoral, disponível no site do TRE-PE, ou uma declaração da associação de moradores do bairro onde mora também são válidos.
- Grupos prioritários: a partir dos 12 anos. Agendamento aberto.
Adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes ou puérperas (com filho até 1 ano de idade) também já podem se vacinar no Recife. No momento da vacinação, será necessária a presença de pai, mãe ou responsável. Documentos que comprovem a condição devem ser anexados na hora do cadastro e apresentados na hora da vacina. Confira quais são:
- Pessoas com comorbidades incluídas no PNO precisam apresentar documento com foto e laudo médico ou declaração de comorbidade;
- Pessoas com deficiências permanentes precisam apresentar laudo médico; ou cartão de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou documentos comprobatórios de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência;
- Puérperas precisam apresentar documento com foto e certidão de nascimento da criança;
Olinda
- Público geral: a partir dos 18 anos. Agendamento aberto.
Basta acessar o site oficial da Prefeitura (www.olinda.pe.gov.br) e marcar para um dos 13 pontos fixos disponíveis na cidade.
A Prefeitura de Olinda lembra que o município também conta com o reforço do Expresso Vacina Olinda - um ônibus adaptado que visita, todas as terças e quintas-feiras, das 8h30 às 16h, um bairro para rastrear pessoas que necessitam da segunda dose. O Expresso Vacina Olinda é uma parceria com o Consórcio Conorte, que opera linhas de ônibus na cidade, entre elas o Corredor de BRT Norte-Sul.
- Grupos prioritários: a partir dos 12 anos. Agendamento aberto.
Adolescentes com comorbidades já fazem parte da campanha de imunização em Olinda. Se o jovem não tiver CPF e cartão do SUS, é necessário fazer o cadastro em nome do responsável e depois colocar os dados do adolescente na opção de agendamento. Vale lembrar que ele só será vacinado com a presença do responsável.
Jaboatão dos Guararapes
- Público geral: a partir dos 18 anos. Agendamento aberto.
O agendamento para vacinação é feito no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou pelo aplicativo De Olho na Consulta. No ato da vacinação, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.
A imunização contra o novo coronavírus no Jaboatão dos Guararapes é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Funcionam como pontos para aplicação das doses: a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; a Praça Murilo Braga, em Cavaleiro; as escolas municipais Iraci Rodovalho, no Curado, e Benjamin Constant, no Socorro; o Centro Cultural Miguel Arraes e o Atacadão, em Prazeres; a Faculdade Metropolitana, o Shopping Guararapes, o Sesc e a UniFG, no bairro de Piedade.
Paulista
- Público geral: a partir dos 24 anos. Agendamento aberto
Para receber a aplicação, o agendamento deve ser realizado através do site www.agendamentovacinapaulista.com.br ou no aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em plataformas Android na página inicial do endereço. No dia e hora marcados, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.
- Grupos prioritários: a partir dos 18 anos
Quem estiver no grupo de comorbidades deve levar o laudo médico e o registro do CID no dia e hora marcados. Os profissionais que serão vacinados em razão da atividade profissional que exercem deverão comprovar vínculo empregatício. Além disso, precisam atuar no município do Paulista.
Camaragibe
- Público geral: a partir dos 18 anos. Agendamento aberto
A cidade montou um ponto de vacinação espontânea, sem necessidade de agendamento, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Novo, localizada na Rua Carmelo Alves de Brito, s/n, Bairro Novo do Carmelo. Por dia, serão distribuídas 200 fichas: 120 fichas pela manhã, das 8h30 às 11h30; e outras 80 à tarde, das 13h às 15h30.
Em paralelo, o município segue vacinando normalmente nas outras 44 unidades básicas de Saúde e cinco centros de covid. Nesses locais, a vacinação é por agendamento. Os cidadãos que já são cadastrados em uma dessas unidades só precisam aguardar o contato das equipes do Programa Municipal de Imunização (PNI) para realizar o agendamento. No caso dos munícipes não cadastrados na rede municipal, é preciso fazer o cadastro e agendamento por meio do Disque Vacina nos números (81) 9 9945-4405 e 2129-9570, das 8h às 17h, ou acessar o site https://vacinacovid.camaragibe.pe.gov.br.
Cabo de Santo Agostinho
- Público geral: a partir dos 27 anos.
No Cabo, não é necessário realizar agendamento. Basta se dirigir ao posto de vacinação munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão do SUS. Nesta quinta (19) ficam abertos, de 8h às 13h, os pontos de vacinação localizados em Ponte dos Carvalhos (Escola Manoel Davi), Pontezinha (Escola Eronides Soares), Charneca (Escola Padre Antônio de Melo), Gaibu (Escola Professora Maria Thamar) e no Centro de Vacinação Covid-19 da Praça Nove de Julho.