Testagem

Com alta demanda, Governo de Pernambuco inaugura dois novos centros de testagem de covid-19

Um centro de testagem será aberto no Parque Dona Lindu, nesta segunda-feira (24), e outro no Cecon até o fim de semana

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Bruno Vinicius

Publicado em 23/01/2022 às 22:04 | Atualizado em 24/01/2022 às 19:32
Notícia
X

Com o aumento de casos e buscas por testes de covid-19, o Governo do Estado anunciou que vai abrir mais dois centros de testagem. Um deles, no Parque Dona Lindu, em Boa viagem, terá capacidade de realizar 500 exames por dia a partir desta segunda-feira (24). Até o fim de semana, a Secretaria de Saúde também pretende abrir um novo local de testagem no Centro de Convenções, em Olinda, em formato drive-thru e para pedestres.

O centro de testagem do Parque Dona Lindu funcionará por demanda espontânea, com uma equipe multiprofissional, envolvendo enfermeiros e técnicos de enfermagem, atendendo na bilheteria do Teatro Luiz Mendonça. O serviço vai funcionar de domingo a domingo, das 8h s 17h, apenas para pedestres - diferente do Cecon.

"A testagem, principalmente com a introdução da variante ômicron, fundamental para que possamos rastrear os contatos de casos confirmados de Covid-19, isolando os positivos e contendo, assim, a disseminação do vírus. Os dois novos centros sob gesto estadual vão facilitar o acesso da população pernambucana testagem pelo SUS, de forma gratuita, ampliando nossa capacidade e reforçando a vigilância do novo coronavírus em nosso território", ressalta o secretário estadual de Sade, André Longo, reforçando a predominância da nova variante.

O centro estadual de testagem para a Covid-19 do Cecon, em Olinda, dever ser inaugurado no fim do mês. Ele atenderá tanto a demanda de pedestres como a demanda de drive-thru, de domingo a domingo, das 8h s 17h, de forma espontânea, sem a necessidade da agendamento prévio.

Lotação nos centros

A inauguração dos dois novos centros deve desafogar os já existentes na Capital Pernambucana. Neste domingo (23), a reportagem do JC encontrou longas filas, demora e uma alta demanda nos nos centros de testagem localizados no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Ginásio), na Imbiribeira, Zona Sul da capital, noTerminal Rodoviário do Recife (TIP), na Várzea, Zona Oeste, e no Hospital Memorial Jaboatão, no bairro de Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes, todos administrados pelo governo estadual.

Pontos municipais

Ainda, a população pode buscar o exame nos pontos administrados pela Secretaria de Saúde Municipal (Sesau) no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, de domingo a domingo, das 8h às 17h. Todavia, após a abertura das vagas a partir das 18h, todos os centros se encontram sem vagas para testes nas unidades municipais.

Cada um desses locais oferta 800 testes por dia e a marcação é disponibilizada diariamente a partir das 18h com as vagas para o dia seguinte. Para ter acesso ao serviço nestes locais, a população deve agendar o teste através do aplicativo Atende em Casa ou pelo site https://testecovid19.recife.pe.gov.br.

Oito unidades de saúde da rede municipal também realizam o teste de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os pontos funcionam na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

 

Tags

Autor