PANDEMIA

Covid-19: Pernambuco segue com alta de casos ao confirmar 5.660 positivados em boletim deste sábado

Após recordes de casos em janeiro e fevereiro, circulação da variante ômicron faz Comitê de Enfrentamento discutir novas medidas restritivas

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 05/02/2022 às 13:01 | Atualizado em 05/02/2022 às 13:22
Notícia
X

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (5), 5.660 novos casos da covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 79 (1%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 5.581 (99%) são leves. Agora, o Estado totaliza 728.518 casos confirmados da doença, sendo 56.456 graves e 672.062 leves.

Também estão sendo contabilizados 10 óbitos, ocorridos entre os dias 25/01/2022 e 04/02/2022. Com a atualização, o Estado totaliza 20.722 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

O número de casos caiu um pouco em comparação aos boletins recentes, mas ainda apresenta alta devido à circulação da variante ômicron no estado de Pernambuco. Na última quarta-feira (2), o Estado confirmou seu maior número desde o início da pandemia, com 7.806 casos positivos num só dia.

O recorde anterior foi registrado em 29 de janeiro, quando a Secretaria Estadual de Saúde (SES) havia confirmado o maior volume diário de infecções pelo coronavírus até aquela data - 6.581 casos de pessoas com covid-19.

Possível aumento das restrições

Diante do avanço da variante ômicron, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou, em coletiva realizada na última quinta-feira (3), que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 discutirá, na próxima segunda (7), a possibilidade de adotar novas medidas restritivas.

“Pernambuco está entre os cinco Estados com mais medidas de restrição no Brasil, e é um dos poucos que exige, além do passaporte vacinal, o exame negativo para entrada em eventos. No entanto, é um fato inegável a aceleração da ômicron e vamos aguardar a conclusão desta semana epidemiológica para analisar os dados de forma pormenorizada para tomar as decisões que necessárias. O governo do Estado não vai hesitar em ampliar as medidas, caso os indicadores se imponham", disse o secretário.

Novos locais para testagem

A Prefeitura do Recife anunciou, na manhã deste sábado (5), a abertura de cinco novos centros de testagem de Covid-19 que passam a funcionar a partir da segunda-feira (7). Um deles trata-se de uma substituição: a estrutura que hoje funciona no SESC Casa Amarela irá para o Estádio do Arruda. Os demais são de fato novos: Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, e Compaz Miguel Arraes, na Caxangá, na Escola Municipal Maria Sampaio Lucena, na Cohab, e na antiga sede do SESI da Mustardinha.

Esses locais já estarão disponíveis para agendamento dos exames a partir das 15h deste domingo (6), no Conecta Recife. Os pontos vão funcionar de domingo a domingo, das 8h às 18h, exceto pelo Compaz Dom Helder, no Coque, que funcionará das 7h30 às 16h.

Tags

Autor