COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Pernambuco volta a confirmar mais de mil casos de covid nas últimas 24 horas, em meio a uma nova alta de infecções

Pernambuco totaliza, desde o início da pandemia, mais de 940 mil casos confirmados de covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 09/06/2022 às 12:57 | Atualizado em 09/06/2022 às 17:38
Notícia
X

Nesta quinta-feira (9), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou mais de mil casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Ao todo, foram 1.166 registros de pessoas infectadas pelo coronavírus. A alta ocorre num momento em que o Estado vivencia um incremento no volume de casos leves da doença e interrompe uma sequência de quase 50 dias consecutivos com confirmações de covid-19 abaixo de mil. 

Entre os confirmados desta quinta-feira, seis (0,5%) são casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) e 1.160 (99,5%) são registros de pacientes que tiveram leves da infecção.

Agora, Pernambuco totaliza 944.360 casos confirmados da doença, sendo 58.649 graves e 885.711 leves.

Também estão sendo contabilizados seis óbitos, ocorridos entre os dias 2 de junho de 2020 e 7 de junho deste ano.

Com isso, o Estado totaliza 21.761 mortes em decorrência de complicações da covid-19. 

A SES acrescenta que repassará os detalhes epidemiológicos ao longo do dia. 

Aumento de casos de covid-19 em Pernambuco  

Na última semana epidemiológica, que contempla o período de 29 de maio a 4 de junho, Pernambuco confirmou 4.158 casos leves de covid-19, um aumento de 3,84% em comparação com a semana anterior, de 22 a 28 de maio, e de 171,4% em relação ao período de quinze dias atrás, de 15 a 21 de maio. O secretário Estadual de Saúde, André Longo, reconhece a subida nas confirmações e ressalta que esse incremento tem sido acompanhado pela gestão. 

"Temos observado um aumento na positividade dos testes de covid 19 no Estado, ainda em patamares de controle, abaixo de 5% (de positividade) nos testes de RT-PCR. É especialmente um crescimento de casos leves", disse Longo.

O gráfico de casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) positivos para covid-19, em Pernambuco, tem se mantido estável, com 20 a 26 confirmações em cada uma das últimas seis semanas. "A vacina felizmente tem protegido (a população) da ocorrência de casos graves e óbitos. Eles ocorrem, mas com maior frequência nas pessoas que não se vacinaram ou não tomaram o reforço na data oportuna, que é quatro meses depois de ter tomado as doses anteriores", frisou Longo.

O secretário apela para os idosos e imunocomprometidos não deixarem de tomar as doses de reforço, essenciais para evitar complicações e mortes pelo coronavírus. 

"Nós estamos observando em detalhes todos estes números (de aumento dos casos leves da covid-19). Ainda vamos nos reunir esta semana para fazer uma análise mais aprofundada dos dados da semana que passou, a de número 22 (29 de maio a 4 de junho). E estamos observando realmente esse aumento no número de casos leves, e isso obviamente exige que as pessoas tenham alguns cuidados", acrescentou André Longo. 

Uso da máscara em Pernambuco 

Ele também reforçou que, em Pernambuco, a máscara nunca deixou de ser obrigatória em alguns lugares como escolas, farmácias, transporte público e unidades de saúde. "É recomendado que, em momentos com maior circulação viral, as pessoas possam voltar a usar mascara, especialmente em locais fechados."

Desde o dia 20 de abril, o uso de máscaras em ambientes fechados está liberado no Estado. A utilização do item de proteção, contudo, permanece obrigatório em serviços de saúde, farmácias e transportes coletivos - neste último caso, a exigência é apenas dentro do veículo.

Nos demais serviços de transportes, como táxis e carros de aplicativo, o uso da máscara é facultativo. Nas escolas de ensino infantil (a partir dos três anos de idade), fundamental e médio, a utilização segue obrigatória.

Aumento de casos de covid-19 no Brasil 

A média móvel de novos casos de covid-19 no Brasil aumentou 100,3% em duas semanas, segundo mostram dados do consórcio de veículos de imprensa.

O número, que era de 14.644 no dia 22 de maio, passou para 29.342 no domingo (5/6), após oito dias de alta. Dessa maneira, a média voltou aos níveis do fim de março deste ano. 

O dado ainda está longe do que foi visto no pico da ômicron, em dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Porém, o cenário de alta pode estar subnotificado por causa de autotestes e problemas com a divulgação de dados pelos Estados.

Tags

Autor