COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

VARÍOLA DOS MACACOS: Ministério da Saúde receberá antiviral para pacientes mais graves

Anúncio sobre varíola dos macacos foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta segunda-feira

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 01/08/2022 às 11:54 | Atualizado em 01/08/2022 às 12:33
ARUN SANKAR/AFP
Segundo dados do Ministério da Saúde, 1.342 casos de varíola dos macacos já foram registrados no Brasil até o domingo, 31 de julho - FOTO: ARUN SANKAR/AFP
Leitura:

Na manhã desta segunda-feira (1º), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o governo brasileiro receberá, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o antiviral tecovirimat, para o tratamento de pacientes com a varíola dos macacos.

Em publicação no Twitter, Queiroga informou que o medicamento será usado para reforçar o enfrentamento do surto de monkeypox no Brasil. "Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento", escreveu. 

O tecovirimat, segundo informou a Agência Brasil, tem sido oferecido como opção de “uso compassivo” nos Estados Unidos. Entretanto, ainda não há dados que demonstrem a eficácia do antiviral para o tratamento da varíola dos macacos.

Até o domingo (31/07), o Brasil registrou 1.342 casos de varíola dos macacos, de acordo com o Ministério da Saúde. Na última sexta-feira (29), a pasta confirmou a primeira morte pela doença no Brasil.

A vítima era um homem de 41 anos. Ele estava internado em Belo Horizonte (MG) e tinha comorbidades (como linfoma) que podem ter agravado o quadro clínico.

Comentários

Últimas notícias