MONKEYPOX

VARÍOLA DOS MACACOS: em uma semana, número de casos em Pernambuco quase dobra

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE) contabiliza, até o momento, 47 notificações, sendo 33 casos que ainda estão em investigação

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 08/08/2022 às 20:18
GETTY IMAGES
Estão aumentando o número de casos de varíola dos macacos em Pernambuco - FOTO: GETTY IMAGES
Leitura:

Os números de casos da varíola dos macacos estão crescentes em Pernambuco. Se na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou sete casos confirmados, nesta segunda-feira (8), a SES-PE informou que a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus monkeypox saltou para 13. Ou seja, quase que dobrou em sete dias.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE) contabiliza, até o momento, 47 notificações, sendo 33 casos que ainda estão em investigação, 13 confirmados e um caso que foi descartado. Dos 13 pacientes que tiveram confirmação laboratorial para o vírus, oito são residentes no Recife, dois em Jaboatão dos Guararapes, um em Paulista, além de dois casos de outros estados, Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1).

As faixas etárias desses 13 pacientes são: 20 a 29 (6), 30 a 39 (4) e 40 a 49 (3). Todos são do sexo masculino. Dos confirmados, todos estão em isolamento domiciliar.

De acordo com o Cievs-PE, as 33 pessoas que estão com suspeita de varíola dos macacos e têm seus casos em investigação, são residentes nos municípios de Recife (11), Limoeiro (5), Pesqueira (3), Paulista (2), Abreu e Lima (2), Araçoiaba (1), Camaragibe (1), Gameleira (1), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Petrolina (1), Olinda (1), Timbaúba (1), Inajá (1) e São Paulo (1).

Já as faixas etárias desses pacientes são: 0 a 5 (1), 10 a 19 (7), 20 a 29 (9), 30 a 39 (9), 40 a 49 (5) e 50 a 59 (2), sendo 26 do sexo masculino e 7 do sexo feminino. Os casos notificados estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais.

TRANSMISSÃO LOCAL DA MONKEYPOX

Apesar do aumento de número de casos da varíola dos macacos no Estado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou, através de nota, que "não há evidências de que Pernambuco registre a transmissão local da Monkeypox".

Ainda segundo a pasta, em todos os casos confirmados, as equipes de vigilância conseguiram identificar vínculo epidemiológico entre os pacientes e pessoas que apresentaram histórico de viagem e/ou que se deslocaram para fora do Estado, em locais que já confirmaram transmissão autóctone da doença.

As amostras coletadas estão sendo encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox, e para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

Comentários

Últimas notícias