Nos últimos dois anos, devido a pandemia da covid-19, as atenções voltadas para a saúde se tornaram ainda maiores e as pessoas começaram a abrir os olhos para outras questões relativas ao bem-estar, que antes muitos deixavam de lado. Assim, pensando em prestar serviço ao público com temas de interesse da população, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação promoveu nesta terça-feira, 30, na praça de eventos do Shopping RioMar, mais uma edição do Conexão Saúde, evento que, neste ano, teve oferecimento do Hospital Novo Nascer.
Aberto ao público, o debate foi mediado pela colunista de Saúde e Bem-Estar do Jornal do Commercio, Cinthya Leite. Para ela, o principal foco dessa edição foi a preocupação das pessoas em cuidar de suas questões emocionais durante e após a pandemia. “Nesse período, a gente viu muitas pessoas com medo, desenvolvendo transtornos, pânico, seja pelo medo da infecção em si ou por questões do isolamento, e isso se disseminou em várias faixas etárias. Então, o nosso objetivo com o Conexão Saúde é trabalhar todas essas questões de promoção da saúde e mostrar como a gente deve cuidar do nosso corpo, mas também da nossa mente, para que tudo isso trabalhe em harmonia”, explica.
O debate contou com a participação de profissionais de diferentes especialidades da área de saúde, que falaram de pilares que contribuem para manter corpo e mente saudáveis, seja usando métodos tradicionais ou usando as mais avançadas tecnologias para aproximar paciente e médico. Participaram da conversa o psicólogo Marcondes Pereira, Diretor de Assistência Psicossocial do Hospital Novo Nascer; a dermatologista Dra. Ligia Pessoa de Melo, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Pernambuco; e a Dra. Márcia Cristina, Cardiogeriatra ICORDIS.
O psicólogo Marcondes Pereira ressaltou a importância de espaços de debates sobre as diversas esferas da área da saúde. “Nesses eventos, a população é instrumentalizada para melhor enfrentar os contextos de mudança que vem vivenciando dia após dia. Então, precisamos desenvolver novas estratégias, nos fortalecer emocionalmente para poder encarar a realidade de uma forma diferente onde nós vamos estar mais capacitados e mais fortalecidos diante desse contexto social como um todo", comenta o profissional.
Espiritualidade com ênfase na saúde cardiovascular foi o mote que a cardiogeriatra Dra. Márcia Cristina levou para a conversa no Conexão Saúde. “Esse assunto vem de encontro aos muitos estudos que têm saído nos últimos cinco anos, e fala da importância de abordar a espiritualidade dentro do tratamento das doenças cardiovasculares. E isso não é sobre religiosidade mas, sim, como ser grato, esperançoso e positivo interfere diretamente na forma que a pessoa vai aderir às medidas orientadas pelo médico, reduzindo, assim, a ocorrência de infartos, AVC, doença cardíaca, por exemplo”, afirma.
A dermatologista Dra. Ligia Pessoa de Melo também participou do debate e, entre outros assuntos, contribuiu falando sobre os desafios relacionados à comunicação e a presença do médico na mídia digital. “Com o isolamento social e tudo acontecendo de forma remota, tivemos que nos reinventar na pandemia. Eu comecei devagar, estudei, mas decidi fazer do meu jeito, então lancei o projeto ‘Além da Pele’ e comecei a produzir conteúdo de informação sobre saúde, falei sobre qualidade de vida, skincare, cuidados com a unha e desmistificamos alguns mitos também. Não sei se trouxe seguidores mas cumpriu o objetivo principal que era informar”, revela a profissional, que também é Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Pernambuco.