PISO SALARIAL ENFERMAGEM: técnicos de enfermagem, auxiliares e enfermeiros fazem paralisação nacional; saiba quando
Suspensão da lei do piso salarial da enfermagem gera revolta da categoria em todo o Brasil
Nesta sexta-feira (16), o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) publicou nota sobre a suspensão da validade do piso nacional da enfermagem pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Confira a nota na íntegra:
"O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) reitera que lamenta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a suspensão do piso nacional da categoria por 60 dias.
Alinhado ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Coren-PE entende a determinação como um retrocesso à política de valorização de quase 2,6 milhões profissionais que atuam no seguimento.
Como conselho de classe, o Coren-PE esclarece que não possui autonomia jurídica e nem legitimidade para deliberar um movimento grevista. Mas, enquanto pertencente ao sistema Cofen (Conselhos Regionais de Enfermagem), o Coren-PE vai apoiar a recomendação da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e as deliberações de sindicatos estaduais que representam a categoria da Enfermagem.
Dito isto, o Coren-PE reforça que vai apoiar a paralisação nacional de auxiliares, técnicos e enfermeiros marcada para o próximo dia 21 de setembro."
PLACAR FINAL DO JULGAMENTO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM NO STF
O julgamento do piso salarial da enfermagem no STF reuniu os votos dos onze ministros no plenário virtual, e a maioria se posicionou a favor da suspensão do reajuste.
A suspensão de 60 dias tem o objetivo de aguardar um estudo sobre os impactos orçamentários do novo piso salarial da enfermagem em Estados e municípios.
O placar final emitiu sete votos compactuados com a decisão de Barroso, contra quatro votos contra a suspensão temporária do piso salarial da enfermagem.