PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: BOLSONARO se posiciona sobre decisão do STF; confira

Placar do STF favorece a suspensão do piso salarial da enfermagem e Bolsonaro se pronuncia sobre último dia do julgamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 16/09/2022 às 11:04 | Atualizado em 16/09/2022 às 11:26
Notícia
X

Após a suspensão de 60 dias do piso salarial da enfermagem, iniciou-se um julgamento no STF para decidir se a lei do reajuste permaneceria suspensa ou seria implantada pelas instituições de saúde públicas e privadas.

A emissão da suspensão do piso salarial da enfermagem foi feita pelo ministro do STF Roberto Barroso no dia 4 de setembro.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, já havia opinado sobre a constitucionalidade do reajuste do piso salarial da enfermagem em podcast.

O presidente se posicionou contra a decisão de Barroso e, no penúltimo dia do julgamento, fez pronunciamento sobre a conclusão do caso.

PLACAR FINAL DO JULGAMENTO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM NO STF

O julgamento do piso salarial da enfermagem no STF reuniu os votos dos onze ministros no plenário virtual, onde a maioria se posicionou a favor da suspensão do reajuste.

A suspensão de 60 dias tem o objetivo de aguardar um estudo sobre os impactos orçamentários do novo piso salarial da enfermagem em Estados e municípios.

>>> Confira posicionamento dos Conselhos de Enfermagem sobre decisão de Barroso no piso salarial da enfermagem 

O placar final emitiu sete votos compactuados com a decisão de Barroso, contra quatro votos contra a suspensão temporária do piso salarial da enfermagem.

 

A votação continua com possibilidade de alteração até que o presidente da sessão conclua o julgamento.

>>> Veja como a votação do STF sobre o piso salarial da enfermagem pode mudar nas próximas horas 

PRONUNCIAMENTO DE BOLSONARO DIANTE DA DECISÃO DO STF

Na tarde desta quinta-feira (15), a votação do STF já havia atingido uma maioria para a suspensão do piso salarial da enfermagem, o que foi citado ao vivo pelo candidato Jair Bolsonaro nas redes sociais.

O presidente defendeu o piso salarial da enfermagem e lamentou o que chamou de interferência do Supremo na sua decisão previamente aprovada em conjunto com o Senado Federal e o Congresso Nacional.

Bolsonaro sanciona piso salarial da enfermagem:

"Lamento a decisão do Supremo Tribunal Federal. O placar está 7 a 3, já acabou, está suspenso, então, se não me engano, por 60 dias, o piso dos enfermeiros pelo Brasil", comentou em transmissão ao vivo.

"O Congresso aprovou por quase unanimidade, nós sancionamos. No meu entender, é mais uma interferência do Supremo Tribunal Federal no dia a dia", disparou Bolsonaro.

"Mais uma vez o Supremo interfere, prejudicando mais de 2 milhões de profissionais de saúde", finalizou o candidato.

>>> Trabalhadores da saúde ameaçam greve e se manifestam em defesa do piso salarial da enfermagem 

O principal concorrente de Bolsonaro nas próximas eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também já havia se pronunciado sobre o processo do piso salarial da enfermagem.

O candidato do Partido dos Trabalhadores declarou que sempre defendeu a aplicação do reajuste do piso salarial da enfermagem e criticou o veto ao reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O setor privado teria que demitir funcionários por conta do piso salarial da enfermagem?


Tags

Autor