COLESTEROL BAIXO: níveis abaixo da média também podem causar doenças. Entenda
Embora seja uma das principais causas de preocupação das dietas, o colesterol desempenha tarefas muito importantes para o corpo, quando bem regulado.
Embora seja um dos principais inimigos da dieta de muitas pessoas e o causador de doenças, o colesterol, quando em níveis estáveis, possui grande importância para o bom funcionamento de nosso corpo.
Uma das principais funções do colesterol, por exemplo, é a manutenção do funcionamento da membrana celular e transportar vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D E e K) pelo sangue.
Muito se fala sobre a necessidade de diminuir o colesterol no corpo, porém, atitude exageradas podem causar sérios danos à saúde.
O Doutor Fábio de Cerqueira Lário, cardiologista do Hospital Sírio-libanês, afirma que os altos níveis de colesterol LDL (colesterol "ruim") no sangue está ligado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão, acidentes vascular cerebrais (AVC) e infartos.
Por esse motivo, o especialistas recomendam que a adoção de hábitos saudáveis devem ser adotados por todos nós.
Segundo Lário, o níveis de colesterol total abaixo da média aceitável também pode acarretar no aparecimento de problemas de saúde.
Entra as complicações de saúde que o colesterol baixo pode causar estão:
- maior incidência de transtornos psicológicos - ansiedade, depressão e crise do pânico
- risco de desenvolver câncer
- problemas sexuais - impotência, redução da libido feminina e infertilidade
Atitudes preventivas, como a doção de uma rotina saudável com a prática de exercícios e uma boa alimentação, segundo o Ministério da Saúde, são a chave para manter as taxas do colesterol normalizadas.
Além disso, consultas médicas e exames de rotina são essenciais para evitar doenças ligadas ao colesterol.