PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: enfermeiros denunciam AMEAÇA DE PRISÃO durante sessão no Senado

Após adiamento repentino da votação do PL 798/21 em defesa do piso salarial da enfermagem, o Fórum da Enfermagem se pronunciou sobre a sessão de 6 de outubro

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 10/10/2022 às 9:29 | Atualizado em 18/10/2022 às 8:15
Notícia
X

A votação do Projeto de Lei 798/21, que traz soluções para viabilizar o piso salarial da enfermagem, havia sido marcada para a última quinta-feira (6), mas foi adiada inesperadamente.

A Sessão Deliberativa Ordinária Semipresencial realizada tinha em sua programação a discussão da proposta para o piso salarial da enfermagem, mas foi retirada de pauta de forma repentina.

O Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) se pronunciou sobre o imprevisto nas redes sociais, criticando a Casa pela decisão e acusando integrantes do Senado de truculência, descaso e ameaça de prisão.

>>> Entenda mais sobre o adiamento da votação do PL 798 no Senado 

POSICIONAMENTO DO FÓRUM DA ENFERMAGEM SOBRE O ADIAMENTO

Segundo a entidade, assim que a sessão iniciou, a proposta em defesa do piso salarial da enfermagem foi retirada da pauta sem nenhuma comunicação aos profissionais de saúde.

"Enfrentaremos truculência, o descaso e até ameaça de prisão para defender a aprovação das fontes de custeio e a implementação do piso salarial da categoria", declarou o FNE em nota.

"Reafirmamos que a luta do Fórum para garantir um piso salarial justo é legítima e urgente! Chega de desvalorização, de descaso, de salários aviltantes!", afirmou a entidade.

LEIA MAIS: PRIMEIRA CAPITAL garante o pagamento do piso salarial enfermagem no país; confira 

Profissionais de enfermagem entram em paralisação em setembro pelo piso salarial enfermagem:

O Fórum ainda revelou que os seus membros presentes nas galerias tentaram questionar os senadores sobre o adiamento da decisão essencial para o piso salarial da enfermagem.

No vídeo divulgado pela organização, é possível ouvir uma das representantes do FNE gritando "não precisam me prender", enquanto pressionava os líderes do Senado para realização da votação.

Segundo o senador Izalci Lucas, que presidiu a sessão, o projeto a favor da lei do piso salarial da enfermagem foi retirado da pauta momentaneamente por conta da necessidade de ajustes técnicos.

A luta não vai parar até o piso salarial digno chegar nos contracheques da classe trabalhadora da Enfermagem.
Fórum Nacional da Enfermagem

LEIA MAIS: ÚLTIMAS NOTÍCIAS sobre o piso salarial da enfermagem

IMPORTÂNCIA DO PL 798/21 PARA O PISO SALARIAL ENFERMAGEM

O Projeto de Lei 798/21, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é uma das oito propostas apresentadas na Casa com soluções orçamentárias para aplicação do piso salarial da enfermagem.

A lei do piso salarial da enfermagem está suspensa desde 4 de setembro, por 60 dias, diante da suposta falta de recursos para custear o reajuste.

>>> PISO SALARIAL ENFERMAGEM: quando VETO de Bolsonaro a trecho da lei do piso da enfermagem será analisado? 

Confederação questiona no STF piso salarial da enfermagem:

A proposta de Pacheco sugere a reabertura do prazo para adesão do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT), por 120 dias.

Dessa forma, bens e valores, de origem lícita, que não tenham sido declarados aos órgãos públicos brasileiros, poderão ser regularizados, auxiliando no pagamento do piso salarial da enfermagem.

Propostas para pagar o piso salarial da enfermagem:


Citação

A luta não vai parar até o piso salarial digno chegar nos contracheques da classe trabalhadora da Enfermagem.

Fórum Nacional da Enfermagem

Tags

Autor