PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: enfermeiros se manifestam no Congresso Nacional pelo pagamento do piso

Nesta quarta-feira (5), o Fórum da Enfermagem se manifestou no Congresso Nacional em defesa do piso salarial da enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 06/10/2022 às 10:12 | Atualizado em 08/10/2022 às 9:38
Notícia
X

Centenas de profissionais e representantes do Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) se reuniram em frente ao Congresso Nacional, nesta quarta-feira (5), em defesa do piso salarial da enfermagem.

O FNE é composto pelas entidades do Conselho Federal da Enfermagem (Cofen), CNTS, CNTSS, Anaten e Eneenf, que se juntaram para pressionar a derrubada da suspensão do reajuste.

Reprodução/Instagram
Categoria da enfermagem se manifesta em Brasília pelo piso salarial enfermagem - Reprodução/Instagram

A lei do piso salarial da enfermagem foi suspensa no dia 4 de setembro pelo STF, com a justificativa de não poder ser viabilizada pela falta de verbas nos caixas públicos de Estados e municípios.

O responsável pela suspensão foi o ministro Roberto Barroso, que ofereceu 60 dias para que estudos de impactos orçamentários fossem apresentados para custear o piso salarial da enfermagem.

Sendo assim, oito projetos foram estruturados por senadores no Plenário da Casa, com um deles sendo votado na última terça-feira (4), aprovado por unanimidade no Senado Federal.

Após aprovação, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 44/2022 foi encaminhado para votação na Câmara dos Deputados.

Em protesto pela derrubada do veto de Barroso e com o objetivo de pressionar os representantes do Legislativo a garantir fontes de custeio para o piso salarial da enfermagem, profissionais de saúde realizaram uma manifestação no Congresso Nacional.

Propostas para pagar o piso salarial enfermagem:

ATO DA ENFERMAGEM EM DEFESA DO PISO SALARIAL

O ato organizado pelo Fórum Nacional da Enfermagem para lutar pelo piso salarial da enfermagem se concentrou no Anexo II do Congresso Nacional, em Brasília (DF).

A manifestação contou com gritos de luta da categoria e com cartazes que apontavam a necessidade do pagamento do piso salarial da enfermagem.

Reprodução/Instagram
Enfermeiros realizam ato pelo piso da salarial enfermagem no Congresso Nacionakl - Reprodução/Instagram

Os representantes estavam com vestimentas brancas "pois não estamos de luto, mas, sim, NA LUTA!", expôs o slogan do Fórum Nacional da Enfermagem (FNE).

"Mais do que nunca, a Enfermagem brasileira precisa permanecer firme e unida contra as manobras das entidades patronais e não será usada de forma eleitoreira", declarou o FNE.

>>> VEJA RESUMO e ÚLTIMAS NOTÍCIAS sobre o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM 

A deputada federal e enfermeira Carmen Zanotto (Cidadania/SC) participou do ato e reforçou a urgência do pagamento do piso salarial da enfermagem.

“Para garantir os empregos das fábricas, desoneraram folha e nunca disseram que para isso faltaram recursos, agora a Saúde merece também este cuidado para a manutenção dos empregos", refletiu a parlamentar.

Cid Queiroz / Câmara dos Deputados
Deputada Carmen Zanotto recebe enfermeiros durante ato em frente à Câmara dos Deputados - Cid Queiroz / Câmara dos Deputados

Em consequência do ato, os profissionais conseguiram que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, definisse um prazo final para que todas as propostas fossem votadas na Casa.

>>> Confira o PRAZO FINAL da VOTAÇÃO do piso salarial enfermagem na Câmara dos Deputados

Profissionais de enfermagem entram em paralisação em setembro pelo piso salarial enfermagem:

VEJA PUBLICAÇÃO DO FNE DURANTE O ATO PELO PISO SALARIAL ENFERMAGEM:

Tags

Autor