MENINGITE

MENINGITE PREVENÇÃO: 10 COMIDAS para melhorar o desempenho cerebral

Veja exemplos de alimentos que ajudam a manter a saúde cerebral e auxiliam na prevenção da meningite no seu cérebro

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 22/10/2022 às 11:22 | Atualizado em 26/10/2022 às 11:01
Notícia
X

A meningite é uma doença que inflama as membranas do cérebro e da medula espinhal, as meninges, sendo capaz de infeccionar o Sistema Nervoso Central, na sua forma viral.

Existem várias formas de se prevenir da meningite, sendo a principal delas a imunização por meio de uma das vacinas, mas hábitos saudáveis, como ter uma dieta balanceada, também é essencial.

LEIA MAIS: MENINGITE VACINA: tem vacina de meningite pelo SUS? Até que idade pode tomar a vacina contra meningite

Alimentar-se bem e buscar sempre manter uma rotina saudável, além de aumentar a imunidade do organismo, protege seu corpo de inúmeras doenças, como quadros graves de meningite.

A MENINGITE pode matar?


QUAIS ALIMENTOS ELEVAM A SAÚDE DO CÉREBRO?

Como a meningite é uma condição que afeta diretamente a saúde cerebral, consumir alimentos que blindem o cérebro de doenças potencialmente neurológicas ajuda na sua prevenção.

Confira alguns exemplos de comidas que melhoram o desempenho cerebral:

FRUTAS VERMELHAS

Frutas como acerola, morango e amora ajudam a prevenir doenças cerebrais degenerativas ao modular as vias de sinalização que envolve as inflamações no cérebro, uma das causas da meningite.

Além disso, o consumo das frutas vermelhas auxilia na sobrevivência celular, aumentam a neuroplasticidade e a neurotransmissão do sistema nervoso.

LEIA MAIS: MENINGITE VIRAL: saiba os 13 SINTOMAS DE MENINGITE VIRAL mais comuns

ABACATE

A ingestão constante de abacate pode impedir a deterioração cognitiva, visto que a fruta é rica em ácido graxo e fitoquímicos.

OLEAGINOZAS: CASTANHAS, NOZES E AMENDOIM

Alimentos oleaginosos como castanhas, nozes, amendoim são ricos em vitamina E, selênio, fibras, lipídios e gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que afetam positivamente a saúde do cérebro.

Além disso, têm efeito anti-inflamatório e ajudam no melhor funcionamento do cérebro ao influenciar compostos dos neurotransmissores, junto com a garantia da atividade hormonal.

LEIA MAIS: MENINGITE TRANSMISSÃO: meningite é contagiosa? Veja as 4 principais formas de transmissão

VERDURAS E FOLHAS VERDES

Comidas que possuem nutrientes antioxidantes essenciais para o bom desempenho cerebral são verduras e folhas verdes.

Alguns exemplos desses alimentos são brócolis, couve, agrião, espinafre e semente de girassol bons para proteger seu cérebro da meningite.

CHIA E LINHAÇA

As sementes de chia e linhaça contribuem para uma melhor performance cerebral ao combater demências e ajudar na memória e na concentração do indivíduo.

LEIA MAIS: MENINGITE: saiba as principais SEQUELAS DA MENINGITE e como evitá-las

CACAU

Por ser rico em polifenóis, o cacau possui compostos bioativos que protegem contra o envelhecimento celular e combatem os radicais livres.

Dessa forma, esse alimento que compõe o chocolate é capaz de diminuir o estresse, melhorar o humor, a memória e a imunidade cerebral.

PEIXES

Peixes como salmão, atum e sardinha são ricos em ômega 3, que tem como característica a lubrificação do cérebro.

Canela

A canela possui polifenóis com efeitos antioxidantes que promovem a prevenção da perda cognitiva e protege os neurônios, importante na prevenção da meningite.

LEIA MAIS: MENINGITE: veja 10 chás para prevenir alterações no cérebro

MENINGITE: saiba como identificar os sintomas


Tags

Autor