Infectado pelo coronavírus, um menino de 8 anos, que morava no Recife, evoluiu com complicações decorrentes da covid-19 e morreu no último dia 20 de novembro.
O óbito foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Recife (Sesau).
A criança, que residia no bairro de Campo Grande, na Zona Norte da cidade, tinha asma e diabetes. "Não possuía esquema de vacinação anticovid e começou a apresentar sintomas no dia 9 de novembro deste ano", diz, em nota, a Sesau.
O menino teve febre e tosse, além de desconforto respiratório.
No dia 17 de novembro, ele deu entrada em um hospital particular da cidade e, posteriormente, foi transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Jorge de Medeiros, na Encruzilhada, Zona Norte da cidade, onde foi a óbito.
"A morte, que ocorreu no dia 20 de novembro, foi confirmada por meio de critério laboratorial", informou a Sesau.
Crianças infectadas pela variante ômicron do coronavírus apresentam sintomas diferentes dos manifestados em adultos.
Médicos britânicos observaram que boa parte das crianças infectadas recentemente pela cepa apresentava manchas e irritações cutâneas na pele, além dos sintomas já atrelados à ômicron, como fadiga, dores de cabeça e perda de apetite.
As crianças também têm apresentado febre, quadros agudos de diarreia, desidratação e pneumonia, principalmente as menores de dois anos.
As crianças não vacinadas e as menores de dois anos são as que mais chegam a unidades de saúde com os sintomas relatados.
Com a nova alta da covid-19, impulsionada pela circulação das novas subvariantes da ômicron BQ.1 e XBB, Pernambuco registra, pela segunda semana consecutiva, um aumento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) notificados e confirmados para covid-19.
Na última semana epidemiológica, de número 46 (13 a 19 de novembro), foram notificados 292 casos de srag. Entre eles, 69 foram positivos para covid-19. Esses números, que estão no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), representam um aumento de 1,7% (notificações) e de 64,2% (confirmações para covid-19), em comparação com a semana anterior, de número 45 (6 a 12 de novembro), quando foram notificados 287 casos, com 42 confirmações para covid-19. Já na semana 44, foram 224 casos notificados de srag, com 14 confirmações para covid-19.
Na última sexta-feira (18), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou um levantamento que apresenta o perfil dos pacientes internados nos leitos de terapia intensiva (UTI) e de enfermaria públicos do Estado.
O estudo mostra que 60% dos pacientes internados, em decorrência de complicações da covid-19 em Pernambuco, não estavam em dia com as doses da vacina disponíveis no calendário de proteção contra a doença.
O levantamento analisou 52 pacientes que desenvolveram quadro de síndrome respiratória aguda grave (srag) provocado pela covid-19 nas semanas epidemiológicas 44 e 45, o que corresponde ao período entre 30 de outubro a 12 de novembro.