Dois meses após a morte da Rainha Elizabeth II, boatos sobre uma suposta batalha da monarca contra um câncer vieram à tona pelo jornal britânico The Mirror.
Segundo o jornal, as informações estão contidas em uma biografia não publicada da Rainha Elizabeth II, escrita por Gyles Brandreth.
Brandreth, que era amigo de longa data do Prpíncipe Phillip e próximo à família real, disse que Elizabeth lutou contra um mieloma, um tipo raro de câncer que afeta a medula óssea, meses antes de vir a falecer.
Ouvi dizer que a rainha tinha uma forma de mieloma, o que explicaria aqueles 'problemas de mobilidade' sobre os quais sempre nos contavam durante o último ano de sua vida.Gyles Brandreth
Mieloma: Entenda o que é e os sintomas
O mieloma é um câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias.
Os principais sintomas do mieloma são:
- Cansaço extremo, fraqueza, palidez e perda de peso;
- Mau funcionamento dos rins, inchaço nas pernas;
- Sede exagerada, perda de apetite, constipação grave;
- Dores ósseas (especialmente na coluna) e fraturas espontâneas;
- Infecções constantes.
O escritor também afirma que, devido à morte do Príncipe Philip, em abril do ano passado, Elizabeth sofreu com vários episódios de baixa energia. Os monarcas estiveram casados por 75 anos.