A jornalista Cinthya Leite, titular da coluna "Saúde e Bem-Estar" do Jornal do Commercio, foi eleita a jornalista mais admiradas da Região Nordeste pelo 2º Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem Estar.
A jornalista chega ao 28º prêmio da sua carreira, iniciada em 2003 no JC, ainda como estagiária.
O anúncio foi feito, no início da tarde desta quarta-feira (30), em evento que seria presencial, mas mudou para digital por causa do recrudescimento da pandemia da covid-19. Na ocasião, o Hospital Israelita Albert Einstein homenageou os jornalistas e veículos de comunicação especializados e que foram eleitos em dois turnos de votação do 2º Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem Estar.
É a segunda vez que a repórter e colunista do JC é reconhecida pela premiação. Em 2021, ela também foi campeã da região Nordeste, além de ter sido a terceira no ranking nacional.
Os campeões regionais foram: Centro-Oeste Bethânia Nunes (Metrópoles), Nordeste Cinthya Leite (Jornal do Commercio), Norte Celia Pinho (TV Mais), Sudeste André Biernath (BBC News Brasil) e Sul Larissa Roso (Zero Hora). Misto de médico e jornalista, o dr. Dráuzio Varella foi eleito o +Admirado Colunista.
Os veículos campeões das oito categorias são: Agência de Notícias Agência Fapesp, Canal Digital Portal Dráuzio Varella, Impresso Especializado – Superinteressante, Impresso Folha de S.Paulo, Podcast Ciência Suja, Rádio Saúde em Foco (CBN), Site/Blog Portal Drauzio Varella e TV Fantástico (Globo).
No ranking nacional, venceu a jornalista Cláudia Collucci, da Folha de S.Paulo. Em segundo lugar, ficou André Biernath, da BBC News Brasil.
Para Cinthya, o prêmio é uma grande homenagem aos jornalistas que se dedicam diuturnamente à cobertura de temas relativos à Saúde. "Para mim, é uma honra ser, mais uma vez, ser reconhecida no Prêmio Einstein. Sou muito grata por ter a oportunidade de contribuir com o compartilhamento de informações que salvam vidas. Esse prêmio é uma forma de nos estimular ainda mais para desempenharmos o papel social imenso como repórter de saúde", destaca a jornalista.
Cinthya destaca a importância e a função social do jornalismo. "Seguimos com a missão de que noticiar não é apenas passar uma informação adiante de qualquer forma. Buscamos entender o contexto social do binômio saúde/doença, traduzimos dados e questionamos fatos, por mais claros que eles possam parecer e, dessa forma, compartilhamos a informação de forma mais didática e objetiva possível para os nossos leitores. Informação correta salva vidas, e o Prêmio Einstein desponta exatamente para ratificar esse preceito", enfatiza.
Cinthya Leite é mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem especialização em gerontologia e é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ela está no JC desde 2003, onde atua como repórter e colunista.