PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PRESIDENTE do STF discute fontes de financiamento do piso com deputada enfermeira
Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), se reuniu com representantes de Fórum para discutir o piso salarial enfermagem
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, se reuniu, neste sexta-feira (16), com a deputada e enfermeira Carmen Zanotto para discutir questões do piso salarial da enfermagem.
No encontro também estavam presentes outros representantes do Fórum Nacional da Enfermagem, com o objetivo de dialogar sobre as novas fontes de financiamento apresentadas para custear o reajuste.
A lei do piso salarial da enfermagem foi suspensa em 4 de setembro, pelo STF, com a justificativa de que as instituições públicas e privadas não teriam verbas para pagar os novos valores.
LEIA MAIS: NOVA ETAPA será realizada ESTA SEMANA para garantir a aplicação do piso salarial da enfermagem
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem
Diante disso, diversos projetos e propostas estão em tramitação no Congresso Nacional para solucionar os problemas orçamentários que impedem a aplicação do piso salarial da enfermagem no contracheque.
LEIA MAIS: PARTIDO NOVO é o ÚNICO a votar CONTRA PEC DO PISO e recebe duras CRÍTICAS da Enfermagem
Os profissionais incluídos na Lei 14.434/22 do piso salarial da enfermagem são, além dos enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos e parteiras.
CONCLUSÕES DA DEPUTADA PÓS-REUNIÃO:
Além das fontes de custeio gerais para o piso salarial da enfermagem, Zanotto revelou que também foi discutida, na reunião com Weber, a aprovação da Proposta de Ementa à Constituição (PEC) 27/22.
"[É] a aprovação da proposta de ementa constitucional que assegura os recursos para a União, Estados e municípios, hospitais filantrópicos e serviços contratualizados com 60% de atendimento de pacientes SUS”, explicou a enfermeira.
Propostas para pagar o piso salarial da enfermagem
A deputada também contou estar com bastante expectativa na votação da PEC 22/27 no Senado Federal que, segundo o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, deve ocorrer na próxima semana.
LEIA MAIS: O PISO SALARIAL ENFERMAGEM vai ser PAGO em DEZEMBRO? Veja datas reveladas pelo Congresso
E ainda, na semana que vem, [deve ocorrer] a promulgação dessa proposta de ementa constitucional. A enfermagem merece, precisa e terá o seu piso no contrachequeCarmen Zanotto
A PEC 27/22 busca utlizar o superávit primário dos fundos federais para conseguir recursos e pagar o piso salarial da enfermagem da rede pública.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
E ainda, na semana que vem, [deve ocorrer] a promulgação dessa proposta de ementa constitucional. A enfermagem merece, precisa e terá o seu piso no contracheque
Carmen Zanotto