PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: COFEN emite resposta incisiva à declaração de ministro que SUSPENDEU O PISO

Conselhos de Enfermagem se posicionam sobre despacho do ministro Luís Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 31/12/2022 às 9:40 | Atualizado em 03/01/2023 às 11:46
Notícia
X

O ministro do STF Luís Roberto Barroso, que suspendeu a lei do piso salarial enfermagem, proferiu um despacho solicitando mais informações sobre proposta favorável ao reajuste.

O despacho de Barroso, desta sexta-feira (30), solicitou ao Senado e à Câmara estudos sólidos sobre a Emenda 127/2022, que sugere novas fontes de financiamento para o piso salarial da enfermagem.

Diante disso, os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem (Coren/Cofen) emitiram uma nota se posicionando sobre a decisão do ministro nas vésperas de 2023.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem


PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PRONUNCIAMENTO DO COFEN

Os Conselhos de Enfermagem asseguram compromisso com os profissionais beneficiados pela lei do piso salarial enfermagem, prevendo uma articulação de apoio com deputados e senadores.

“É importante ressaltar o massivo apoio que os parlamentares das duas casas legislativas têm ofertado à Enfermagem brasileira, cumprindo acordos e garantindo a aprovação dos projetos de interesse da categoria de forma quase unânime”, apontou em nota.

LEIA MAIS: ESTADO ANTECIPA PAGAMENTO do PISO para JANEIRO; confira promessa de campanha

Além disso, o comunicado reforçou a importância do piso salarial da enfermagem como marco histórico de valorização dos trabalhadores da saúde e fruto de ampla mobilização de entidades e parlamentares.

“A garantia desse direito é um reconhecimento à importância da categoria para a saúde da população do país e não pode permanecer sobrestada”, afirmaram os Conselhos.

“O Cofen e os Conselhos Regionais de Enfermagem vão continuar lutando com a diligência necessária, buscando solucionar este terrível impasse para que enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes sejam efetivamente reconhecidos e possam alcançar a tão sonhada valorização”, garantiram.

LEIA MAIS: Prefeito SE NEGA A PAGAR o PISO salarial enfermagem nas condições decretadas pelo governador do estado

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL


IMPORTÂNCIA DA EMENDA PARA O PISO SALARIAL ENFERMAGEM

A EC 127 aponta o uso do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para custear o piso salarial enfermagem das instituições de rede pública.

Outros setores beneficiados pela Emenda são entidades filantrópicas e prestadores de serviços com atendimento mínimo de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O ministro aponta que a redação da emenda prevê a necessidade de uma legislação regulamentadora que esclareça o processo de transferência dos recursos para o pagamento do piso”, explicou o Cofen sobre Barroso.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: BOMBA FISCAL deixada pelo governo gera IMPACTO FISCAL que inclui o piso salarial enfermagem

Atualmente, os Conselhos atuam sob o status de amicus curiae, junto ao STF, para tentar derrubar a liminar que persiste suspendendo a Lei 14.434/22, que assegura o piso salarial enfermagem.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM RETROSPECTIVA 2022: veja os principais acontecimentos do ano sobre o reajuste

Propostas para pagar o piso salarial da enfermagem


Tags

Autor