O médico sanitarista e epidemiologista Jarbas Barbosa da Silva Jr., recifense, tomou posse, nesta terça-feira (31 de janeiro), em Washington, como diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para o mandato 2023-2028.
Jarbas Barbosa foi eleito, em setembro de 2022, pelos Estados Membros da Opas durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana.
"Eu estou muito orgulhoso. Para qualquer trabalhador de saúde pública desta região, ocupar o cargo de diretor de uma organização que tem 120 anos e que tem tanto respeito dos países é uma grande honra", disse Jarbas Barbosa, ao ser eleito.
Nesta terça-feira (31), logo após ser empossado, Jarbas Barbosa escreveu no Twitter: "Estou orgulhoso e entusiasmado por liderar a Opas a partir de hoje (31/1). Agradeço aos Estados Membros por confiarem a mim essa missão e prometo servir a Opas da melhor maneira possível."
Estoy orgulloso y emocionado de dirigir la OPS a partir de hoy.
— Jarbas Barbosa (@DirOPSPAHO) January 31, 2023
Agradezco a los Estados Miembros que me hayan encomendado esta misión y me comprometo a servir a la OPS lo mejor posible.
La @OPSOMS es una organización esencial para la salud en la región de las Américas. pic.twitter.com/RO5QQHqmUT
O mandato de Jarbas Barbosa vai durar 5 anos. Ele sucede Carissa F. Etienne, da Dominica, que presidiu a Opas desde 2012.
Jarbas Barbosa liderou os esforços da Opas para aumentar o acesso equitativo às vacinas contra a covid-19 e as capacidades regionais para a fabricação de medicamentos e outras tecnologias de saúde.
JARBAS BARBOSA: VEJA CERIMÔNIA DE POSSE
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, chefiou a delegação brasileira que participou da cerimônia de posse de Jarbas Barbosa como diretor da Opas.
Médico sanitarista e epidemiologista com graduação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado e doutorado pela Universidade de Campinas, Jarbas Barbosa acumula trajetória nos níveis municipal, estadual e federal do Sistema Único de Saúde (SUS), como também no âmbito internacional.
Na Opas, exerceu o cargo de vice-diretor entre 2018 e 2022.
Além disso, Jarbas Barbosa foi porta-voz da Opas para a pandemia de covid-19.
De 2015 a 2018, Jarbas Barbosa foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa ocupou posições de destaque entre 1994 e 2015, entre elas a de Secretário de Vigilância em Saúde e Secretário de Ciência e Tecnologia.
A trajetória acadêmica de Jarbas Barbosa inclui a publicação de mais de 70 artigos científicos e livros sobre diversos temas de saúde pública.
JARBAS BARBOSA CURRÍCULO
Jarbas Barbosa é especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Realizou os cursos de mestrado em Ciências Médicas (1995) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004).
Jarbas Barbosa foi secretário municipal de Saúde de Olinda, no Estado de Pernambuco; secretário Estadual de Saúde de Pernambuco; e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi), em Brasília.
Iniciou sua carreira na Opas em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças, responsável pela coordenação das atividades regionais relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde pública veterinária e análises e estatísticas de saúde.
Em 2011, retornou ao Ministério da Saúde do Brasil como secretário de Vigilância em Saúde, posteriormente assumindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos.
Antes de se tornar diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil, de 2015 a 2018.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS)
A Opas é a organização de saúde que atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Opas celebrou, em 2022, seu 120º aniversário, trabalhando há mais de um século em prol da saúde e da qualidade de vida dos povos das Américas.
Além da sede em Washington, a Opas conta com 27 representações e três centros especializados nos países das Américas.
Os diretores anteriores da Opas foram:
- Dra. Mirta Roses Periago (2003-2013)
- Sir George Alleyne (1995-2003)
- Dr. Carlyle Guerra de Macêdo (1983-1995)
- Dr. Héctor Acuña (1975-1983)
- Dr. Abraham Horwitz (1959-1975)
- Dr. Fred Soper (1947-1959)
- Dr. Hugh Cumming (1920-1947)
- Dr. Rupert Blue (1912-1920)
- Dr. Walter Wyman (1902-1911)
JARBAS BARBOSA: Fiocruz Pernambuco parabeniza o novo diretor da OPAS
"Foi com grande satisfação que o IAM (Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fiocruz em Pernambuco) recebeu a notícia da vitória do médico sanitarista JARBAS BARBOSA, pernambucano, para o cargo de diretor geral da OPAS-PAHO. JARBAS é bem conhecido dos pernambucanos pela sua trajetória de dedicação à luta pela saúde de nossa população", disse o diretor da Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel dos Santos Neto, na ocasião da eleição de Jarbas Barbosa como diretor da Opas.
Em sua mensagem, Pedro Miguel destaca os esforços de Jarbas Barbosa na Secretaria de Saúde de Olinda, em Pernambuco, no Ministério da Saúde e na Anvisa.
"Jarbas empreendeu todos os esforços para essa causa e propósito de vida. Hoje Pernambuco empresta um de seus filhos para cuidar da saúde das Américas! Sei o quanto deve estar feliz, mas também muito concentrado no que fará! Hoje é um dia feliz para a saúde pública mundial!", acrescenta o diretor da Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel.
Ver essa foto no Instagram
JARBAS BARBOSA: Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, parabeniza o novo diretor da OPAS
"Recebi com muita alegria a notícia da eleição de Jarbas Barbosa para diretor-geral da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)", disse a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Para ela, Jarbas é um ícone da Saúde Pública. "É um orgulho para Pernambuco e para o Brasil sermos tão bem representados mundialmente, nas questões que envolvem a Saúde das Américas", acrescentou Luciana.
Comentários