DIRETOR DA OPAS

Recifense JARBAS BARBOSA toma posse como diretor da OPAS

Jarbas Barbosa da Silva vai dirigir a Opas no período de 2023 a 2028

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 31/01/2023 às 16:12 | Atualizado em 31/01/2023 às 17:07
OPAS/DIVULGAÇÃO
Médico pernambucano Jarbas Barbosa, novo diretor da Opas, é formado pela UFPE e especialista em saúde pública e epidemiologia - FOTO: OPAS/DIVULGAÇÃO

O médico sanitarista e epidemiologista Jarbas Barbosa da Silva Jr., recifense, tomou posse, nesta terça-feira (31 de janeiro), em Washington, como diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para o mandato 2023-2028. 

Jarbas Barbosa foi eleito, em setembro de 2022, pelos Estados Membros da Opas durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana.

"Eu estou muito orgulhoso. Para qualquer trabalhador de saúde pública desta região, ocupar o cargo de diretor de uma organização que tem 120 anos e que tem tanto respeito dos países é uma grande honra", disse Jarbas Barbosa, ao ser eleito. 

Nesta terça-feira (31), logo após ser empossado, Jarbas Barbosa escreveu no Twitter: "Estou orgulhoso e entusiasmado por liderar a Opas a partir de hoje (31/1). Agradeço aos Estados Membros por confiarem a mim essa missão e prometo servir a Opas da melhor maneira possível."

O mandato de Jarbas Barbosa vai durar 5 anos. Ele sucede Carissa F. Etienne, da Dominica, que presidiu a Opas desde 2012.

Jarbas Barbosa liderou os esforços da Opas para aumentar o acesso equitativo às vacinas contra a covid-19 e as capacidades regionais para a fabricação de medicamentos e outras tecnologias de saúde.

JARBAS BARBOSA: VEJA CERIMÔNIA DE POSSE 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, chefiou a delegação brasileira que participou da cerimônia de posse de Jarbas Barbosa como diretor da Opas.

Médico sanitarista e epidemiologista com graduação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado e doutorado pela Universidade de Campinas, Jarbas Barbosa acumula trajetória nos níveis municipal, estadual e federal do Sistema Único de Saúde (SUS), como também no âmbito internacional.

Na Opas, exerceu o cargo de vice-diretor entre 2018 e 2022.

Além disso, Jarbas Barbosa foi porta-voz da Opas para a pandemia de covid-19.

De 2015 a 2018, Jarbas Barbosa foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa ocupou posições de destaque entre 1994 e 2015, entre elas a de Secretário de Vigilância em Saúde e Secretário de Ciência e Tecnologia.

A trajetória acadêmica de Jarbas Barbosa inclui a publicação de mais de 70 artigos científicos e livros sobre diversos temas de saúde pública.

PAHO/WHO
Jarbas Barbosa foi empossado ontem, em cerimônia na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos - PAHO/WHO

JARBAS BARBOSA CURRÍCULO 

Jarbas Barbosa é especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Realizou os cursos de mestrado em Ciências Médicas (1995) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004). 

Jarbas Barbosa foi secretário municipal de Saúde de Olinda, no Estado de Pernambuco; secretário Estadual de Saúde de Pernambuco; e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi), em Brasília.

Iniciou sua carreira na Opas em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças, responsável pela coordenação das atividades regionais relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde pública veterinária e análises e estatísticas de saúde.

Em 2011, retornou ao Ministério da Saúde do Brasil como secretário de Vigilância em Saúde, posteriormente assumindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos.

Antes de se tornar diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil, de 2015 a 2018.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS)

A Opas é a organização de saúde que atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS)

A Opas celebrou, em 2022, seu 120º aniversário, trabalhando há mais de um século em prol da saúde e da qualidade de vida dos povos das Américas. 

Além da sede em Washington, a Opas conta com 27 representações e três centros especializados nos países das Américas.

Os diretores anteriores da Opas foram:

  • Dra. Mirta Roses Periago (2003-2013)
  • Sir George Alleyne (1995-2003)
  • Dr. Carlyle Guerra de Macêdo (1983-1995)
  • Dr. Héctor Acuña (1975-1983)
  • Dr. Abraham Horwitz (1959-1975)
  • Dr. Fred Soper (1947-1959)
  • Dr. Hugh Cumming (1920-1947)
  • Dr. Rupert Blue (1912-1920)
  • Dr. Walter Wyman (1902-1911)

JARBAS BARBOSA: Fiocruz Pernambuco parabeniza o novo diretor da OPAS 

"Foi com grande satisfação que o IAM (Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fiocruz em Pernambuco) recebeu a notícia da vitória do médico sanitarista JARBAS BARBOSA, pernambucano, para o cargo de diretor geral da OPAS-PAHO. JARBAS é bem conhecido dos pernambucanos pela sua trajetória de dedicação à luta pela saúde de nossa população", disse o diretor da Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel dos Santos Neto, na ocasião da eleição de Jarbas Barbosa como diretor da Opas. 

DIVULGAÇÃO/ASCOM FIOCRUZ PE
"Hoje Pernambuco empresta um de seus filhos para cuidar da saúde das Américas!", diz o diretor da Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel dos Santos Neto - DIVULGAÇÃO/ASCOM FIOCRUZ PE

Em sua mensagem, Pedro Miguel destaca os esforços de Jarbas Barbosa na Secretaria de Saúde de Olinda, em Pernambuco, no Ministério da Saúde e na Anvisa.

"Jarbas empreendeu todos os esforços para essa causa e propósito de vida. Hoje Pernambuco empresta um de seus filhos para cuidar da saúde das Américas! Sei o quanto deve estar feliz, mas também muito concentrado no que fará! Hoje é um dia feliz para a saúde pública mundial!", acrescenta o diretor da Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel

JARBAS BARBOSA: Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, parabeniza o novo diretor da OPAS

"Recebi com muita alegria a notícia da eleição de Jarbas Barbosa para diretor-geral da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)", disse a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

YACY RIBEIRO/ACERVO JC IMAGEM
Saúde, Secretária de Saúde, Recife, Luciana Albuquerque, Novo Coronavírus, Covid-19. - YACY RIBEIRO/ACERVO JC IMAGEM

Para ela, Jarbas é um ícone da Saúde Pública. "É um orgulho para Pernambuco e para o Brasil sermos tão bem representados mundialmente, nas questões que envolvem a Saúde das Américas", acrescentou Luciana. 

Comentários

Últimas notícias