As autoridades de saúde dos EUA confirmaram na última semana dois casos de gonorreia com maior resistência a todos os tipos de antibióticos disponíveis para o tratamento. Essa é a primeira vez que cepas da "supergonorreia" são identificadas nos Estados Unidos.
De acordo com especialistas, as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como a gonorreia estão se tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos disponíveis para tratá-las graças ao aumento da atividade sexual das pessoas na pandemia e a redução na realização dos exames de rotina.
Segundo informou o Departamento de Saúde de Saúde Pública de Massachusetts, a nova cepa de gonorreia apresentou resistência à:
- cefixima;
- azitromicina;
- ciprofloxacina;
- penicilina;
- tetraciclina.
O panorama global mostra que a ISTs resistentes a antibióticos matam cerca de 700 mil pessoas anualmente. Contudo, a comunidade científica acredita que esse número possa subir para a marca de 10 milhões de mortes por ano até 2050 caso medidas impeditivas não sejam tomadas.
CEPA DE SUPERGONORREIA JÁ FOI IDENTIFICADA EM OUTROS CONTINENTES
A cepa da "supergonorreia", identificada em dois moradores da cidade de Massachusetts, já foi observada em países da Ásia-Pacífico e no Reino Unido, mas não nos EUA até então.
Um marcador genético semelhante ao dos dois residentes também foi identificado em um caso em Nevada, embora essa cepa tenha mantido a sensibilidade a pelo menos uma classe de antibióticos.
Até o momento, as autoridades não encontraram conexões entre os casos de gonorreia, mas alertaram sobre a importância de se realizar exames regulares para prevenção e tratamento das ISTs.
LEIA TAMBÉM:
>>> HIV: Risco de desabastecimento de medicação para o tratamento do HIV/Aids preocupa parlamentares
GONORREIA SINTOMAS
A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível e é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que pode infectar as membranas mucosas dos órgãos genitais, reto, garganta e olhos.
Os primeiros sintomas da gonorreia geralmente são:
- dor ao urinar
- dor abdominal ou pélvica
- aumento do corrimento vaginal ou sangramento entre os períodos
Apesar disso, pessoas infectadas pela gonorreia podem ser assintomáticas, por isso, a recomendação é para que exames de rotina sejam feitos e, caso identificada, o tratamento seja iniciado o mais brevemente possível.
Se não for tratada, a gonorreia pode causar infertilidade em ambos os sexos e cegueira em recém-nascidos.