Diabetes mellitus

DIABETES MELLITUS SINTOMAS: veja quais são os SINTOMAS, formas de PREVENÇÃO e TRATAMENTO da doença

A diabetes é uma doença silenciosa e, como várias outras, pode demorar a apresentar sintomas; saiba formas de prevenir a doença

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 06/02/2023 às 15:51
Análise
X

 A diabetes é uma das doenças com maior prevalência no Brasil, sendo sua principal característica a elevação dos níveis de glicose (açúcar) na corrente sanguínea.

Muitas vezes silenciosa, a prevenção contra a diabetes é algo primordial, uma vez que a diabetes mellitus pode ser a porta de entrada para o aparecimento de uma série de complicações de saúde.

"A diabetes mellitus está associada a várias outras doenças, como o infarto; AVC; problemas renais, na vista e nas extremidades do corpo; e até mesmo o câncer", expõe Dr. Felipe Mágero, endocrinologista e professor do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Segundo o Atlas da Federação Internacional de Diabetes, o Brasil ocupa a quinta posição no ranking de adultos com a doença - cerca de 16,8 milhões. A estimativa é de que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.

DIABETES MELLITUS SINTOMAS

A diabetes mellitus ocorre quando o pâncreas perde a capacidade ou deixa de produzir em quantidade suficiente o hormônio da insulina - responsável por transportar as moléculas de glicose para dentro das células, e utilizá-las como fonte de energia.

Quando isso acontece, o açúcar começa a se acumular na corrente sanguínea e em outros organismos.

Os sintomas, que podem muitas vezes indicar um quadro de pré-diabetes (período em que o quadro clínico ainda é reversível) são:

  • sede constante;
  • vontade de urinar várias vezes ao dia
  • fome frequente
  • indisposição
  • perda de peso

Assista - quando o corpo dá sinais de que você pode estar com DIABETES

DIABETES MELLITUS PREVENÇÃO

A prevenção da diabetes deve ser feita com a adoção de hábitos simples, que podem ser implementados na vida das pessoas de forma gradativa, como:

  • a prática de exercícios físicos por no mínimo 30 minutos ao dia - evitando-se o sedentarismo.
  • adesão a uma dieta saudável, incluindo mais frutas e verduras em substituição a doces industrializados (biscoitos recheados, refrigerantes, etc.)

 ASSITA - Endocrinologista tira esclarece dúvidas sobre a diabetes

DIABETES MELLITUS TRATAMENTO

O médico responsável pelo tratamento de pessoas com diabetes é o endocrinologista. Será ele quem irá auxiliar o paciente na busca pelo controle da doença, visto que a diabetes é uma patologia que não tem cura.

Os tratamentos poderão variar de pessoa para pessoa e, também, a depender do tipo de diabetes diagnosticada, seja diabetes tipo 1 ou 2.

 

Tags

Autor