PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: quando o piso será PAGO em todo território nacional?

Conselheiro do Cofen faz previsão de quando o piso salarial enfermagem deve ser pago para todos os profissionais beneficiados pela lei

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 13/02/2023 às 10:21 | Atualizado em 16/02/2023 às 8:51
Notícia
X

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a lei do piso salarial enfermagem em setembro e, desde então, propostas são sugeridas para resolver os impasses da viabilização do reajuste.

A estimativa para que o piso salarial da enfermagem seja implementado no contracheque dos profissionais beneficiados foi divulgada pelo Conselheiro do Cofen, Daniel Menezes de Souza.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é uma das entidades mais atuantes na luta pelo piso salarial da enfermagem e segue pressionando os três poderes para a resolução da suspensão.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem


MEDIDA PROVISÓRIA DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM:

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o enfermeiro Daniel Menezes de Souza afirmou que o piso salarial da enfermagem deve pago em breve.

"A gente tá estimando ainda nesse primeiro semestre [...]. A fonte de financiamento que era a principal justificativa dos municípios e do setor filantrópico já foi resolvida", pontou o conselheiro.

"Ela está agora em resolução, porque é só fazer a distribuição e a Medida Provisória para ela ter força de lei e valer de imediato", informou Menezes.

LEIA MAIS: Município é acionado pela JUSTIÇA por NÃO PAGAR o piso salarial enfermagem previsto na lei

A MP se baseia na emenda constitucional (EC 127), promulgada no Congresso Nacional, a qual cria um FUNDENF (Fundo da Enfermagem) para custear o piso salarial da enfermagem.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL


QUANDO SERÁ FEITO O PAGAMENTO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM?

Segundo o conselheiro Daniel Menezes, a previsão é que no final de fevereiro ou diante o mês de março, a Medida Provisória do piso salarial da enfermagem seja apresentada.

"A partir daí, a gente tem um segundo momento importante que é fazer com que o STF suspenda a liminar que está nesse momento impedindo o pagamento do piso", acrescentou o enfermeiro.

"Então nossa expectativa, com esses dois movimentos, é que até o final do semestre isso estará resolvido", garantiu.

Nessa perspectiva, assim que a liminar da suspensão do piso salarial da enfermagem for derrubada, haverá o pagamento 'automático, imediato, de todos os seguimentos, inclusive o privado'.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023


Tags

Autor