PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: DESAFIOS da enfermagem são revelados por técnica que cobra o piso

Implementação do piso salarial enfermagem é vista como tópico de valorização da categoria

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 23/02/2023 às 10:28 | Atualizado em 24/02/2023 às 10:28
Notícia
X

A lei do piso salarial da enfermagem inclui como beneficiários não apenas os enfermeiros, mas também técnicos em enfermagem, auxiliares e parteiras.

A luta pela implementação do piso salarial da enfermagem é uma das principais pautas da valorização dos profissionais de saúde, diante dos desafios enfrentados diariamente pela categoria.

Nesta quarta-feira (22), a técnica em enfermagem Ana Flávia Filus dissertou sobre o assunto em uma entrevista ao Programa Manhã Total, na Rádio Lagoa Dourada.

PRINCIPAIS DESAFIOS DA ENFERMAGEM:

Ana Flávia Filus, além de técnica em enfermagem, é especialista em Saúde Pública e o tema do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi baseado na saúde mental dos trabalhadores.

A técnica constatou que há uma desvalorização imensa no profissão, desde a jornada de trabalho excessiva, até a falta de um piso da enfermagem e de atendimento psicológico no local de trabalho.

“A pessoa que trabalha o plantão de 12 horas não vai no psicólogo depois do trabalho, vai para casa dormir para poder trabalhar no outro dia", afirmou Ana Flávia.

"É um ambiente muito estressante, que vai gerar uma sequela, porque você vai trabalhar com doença, com morte. Tem que estar bem porque o familiar que perdeu um ente querido vai procurar você na hora de reconhecer o corpo, por exemplo”, refletiu.

A especialista em Saúde Pública ainda enfatizou que o período de pandemia de covid-19 foi muito difícil para os profissionais, pois o que viam era 'muito assustador'.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Categoria tem CONQUISTA IMPORTANTE


IMPORTÂNCIA DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM NA SUA VALORIZAÇÃO:

“Sem a enfermagem, o hospital não funciona [..] Porque quem fica com o paciente é a enfermagem. Eu que vou ver o que paciente teve nas 24 horas, vou perguntar para o médico”, afirmou a técnica.

“Se a sociedade soubesse o peso de um profissional da enfermagem trabalhar 24 horas direto, o que isso causa na sociedade, possíveis erros, essa discussão do piso salarial nem seria levado em pauta”, pontuou.

Diante disso, a implementação do piso salarial da enfermagem digno seria uma resposta dos órgãos públicos de que os profissionais estão sendo reconhecidos e valorizados pelo trabalho de qualidade.

LEIA MAIS: Quando o piso salarial enfermagem será PAGO em todo território nacional?

PISO SALARIAL ENFERMAGEM PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023


Tags

Autor