PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PRAZO é DEFINIDO para aprovação de medida provisória do piso da enfermagem
Medida Provisória (MP) do piso salarial enfermagem tem prazo para aprovação definido pelo governo federal
Uma Medida Provisória (MP), criada para encontrar fontes de financiamento do piso salarial enfermagem, está em processo de aprovação e precisa do aval de Ministérios do governo federal.
A proposta é de autoria do deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT/CE), o qual revelou a perspectiva para os próximos prazos da tramitação da MP em favor do piso salarial da enfermagem.
A lei do piso salarial da enfermagem está suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 4 de setembro, por conta da falta de recursos para pagar o reajuste à categoria em estados e municípios.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem
PRAZO PARA SANÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA DO PISO DA ENFERMAGEM:
O conteúdo da MP foi concluído, já com modificações solicitadas pelo Ministério da Saúde e, no momento, a medida do piso da enfermagem está sob avaliação de um grupo interministerial.
“Nós construímos a Medida Provisória, mandamos para a ministra Nísia, ela fez umas modificaçõezinhas e enviou para a Casa Civil, na terça da semana passada”, afirmou Mauro.
Após aprovação pelo grupo, a versão final da medida provisória do piso salarial da enfermagem será submetida à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o deputado Mauro Filho, até o início de março a medida provisória favorável ao piso salarial da enfermagem pode ser sancionada pelo presidente Lula.
O grupo interministerial conta com a participação do Ministério da Saúde, Planejamento, Fazenda, Planejamento, Indústria, Casa Civil, Relações Institucionais e da Advocacia-Geral da União (AGU).
Diante disso, a medida do piso da enfermagem precisa do aval dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e do Advogado Geral da União, Jorge Messias.
O prazo realmente da enfermagem é março, eu acredito que até o dia 28 de fevereiro ou primeira semana de março, o Governo teria condições de soltar a medida provisória
Mauro Benevides Filho
PISO SALARIAL ENFERMAGEM PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023
O prazo realmente da enfermagem é março, eu acredito que até o dia 28 de fevereiro ou primeira semana de março, o Governo teria condições de soltar a medida provisóriaMauro Benevides Filho
FUNCIONALIDADE DA MP DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
A Medida Provisória (MP) é um instrumento com força de lei, que é adotado em casos urgência para o país, como o processo do piso salarial da enfermagem, a fim de produzir efeitos imediatos.
“O congresso tem 120 dias para votar, mas quando ela é publicada e enviada ao Congresso, já começa a valer”, explicou o deputado Mauro Filho.
A proposta prevê o uso de recursos do superávit financeiro de fundos públicos federais para para financiar o piso salarial da enfermagem entre 2023 e 2027.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
O prazo realmente da enfermagem é março, eu acredito que até o dia 28 de fevereiro ou primeira semana de março, o Governo teria condições de soltar a medida provisória
Mauro Benevides Filho