PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: GOVERNO LULA aponta próximos passos de medida provisória do piso

Veja as próximas etapas para aplicação do piso salarial enfermagem com auxílio de medida provisória

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 23/02/2023 às 8:53 | Atualizado em 23/02/2023 às 10:30
Notícia
X

O impacto fiscal do piso salarial enfermagem é o principal empecilho para que o reajuste seja aplicado o quanto antes no contracheque da categoria.

Apesar de ter sido sancionado em agosto do último ano, a lei do piso salarial da enfermagem foi suspensa logo em setembro, pela falta de fontes de financiamento sólidas para a sua implementação.

Uma Medida Provisória que indica recursos para o pagamento do piso da enfermagem está sendo analisada por um Grupo de Trabalho no Ministério da Saúde, o que pode solucionar os impasses da lei.

PRÓXIMAS ETAPAS DE MP DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

Para que a lei do piso salarial da enfermagem seja implementada, é necessária a avaliação do seu impacto financeiro em estados e municípios, o que ainda impede a edição imediata da Medida Provisória.

A MP busca destravar o pagamento do piso salarial da enfermagem, funcionando como uma assistência financeira complementar para custear o reajuste.

Após ser editada, uma rubrica específica precisará ser criada no orçamento de 2023 para viabilizar os repasses dos valores do piso salarial da enfermagem.

A redação da Medida está sendo avaliada por um grupo interministerial, formado por: Casa Civil, Saúde, Fazenda, Planejamento e Advocacia-Geral da União (AGU).

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL


ENTIDADES DE SAÚDE RECLAMAM DE ATRASO PARA APLICAÇÃO DO PISO:

O processo de avaliação das fontes de financiamento do piso salarial da enfermagem está caminhando a passos lentos há meses, o que indigna a categoria de saúde e suas entidades representativas.

Ninguém está entendendo essa demora, porque até então nós sabíamos que estavam somente organizando como seria a distribuição do dinheiro”, afirmou o conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Daniel Menezes.

Em resposta ao atraso, o presidente Lula se pronunciou e reforçou seu compromisso com o piso salarial da enfermagem em evento em Salvador, na última semana.

“Companheiros da Enfermagem, vocês podem ter tranquilidade que vamos resolver o problema de vocês. E vamos cuidar. Estamos apenas tentando harmonizar o teto salário das enfermeiras com a questão das pequenas cidades e das Santas Casas", garantiu.

"Terei maior prazer de convidar as enfermeiras e os enfermeiros no Brasil e dizer 'está resolvido o problema de vocês'”, finalizou Lula em discurso.

LEIA MAIS: Quando o piso salarial enfermagem será PAGO em todo território nacional?

PISO SALARIAL ENFERMAGEM PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023


Tags

Autor