O câncer no cérebro é o 10º mais comum no Brasil, sem considerar os cânceres de pele. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), são descobertos cerca de 11 mil novos casos da doença anualmente.
A conscientização sobre o câncer de cérebro é importante para o diagnóstico precoce e início do tratamento de forma rápida, o qual é capaz de prolongar a vida do paciente.
Mesmo que o número de casos seja baixo quando comparado ao total da população, o índice de mortalidade do câncer no cérebro é muito alto, uma vez que em mais de 9 mil dos casos (84%), os pacientes evoluem para a morte.
CÂNCER NO CÉREBRO SINTOMAS
Já que se trata de um órgão fundamental para o funcionamento do organismo, o cérebro, quando afetado por um tumor, pode sofrer danos graves.
O tumor no cérebro surge por causa do crescimento de células anormais nos tecidos. Como o órgão é formado por diferentes tipos de célula e tecido, é possível que diferentes tipos de tumor apareçam.
Os sintomas de câncer no cérebro dependem da área do órgão afetada, por causa disso, pode haver diferenças nos sinais para cada paciente. Veja abaixo:
Convulsão, crise convulsiva ou epilepsia
Quando a pessoa nunca teve uma crise convulsiva (convulsões) nem tem diagnóstico de epilepsia e teve um episódio pela primeira vez, é necessário investigar para a possibilidade de tumor no cérebro.
Dor de cabeça com alarmes
Outro sinal de câncer no cérebro é a dor de cabeça com alarmes: uma dor de cabeça com alguma manifestação incomum:
- Quando a dor de cabeça é fixa e aparece sempre no mesmo ponto
- Piora da intensidade (quando existe uma dor rotineira, mas ela fica mais forte com o passar do tempo)
- Aumento da frequência da dor de cabeça (quando ela aparece mais vezes)
- Dor de cabeça nova, para quem não costuma sentir esse tipo de dor
- Mudança no tipo da dor de cabeça
Perda de funções neurológicas
O câncer no cérebro tem como sinais de alerta déficits focais, como perda de força ou do tato dos membros, perda de visão ou audição, entre outros.
Sintomas relacionados às funções neurológicas são:
- Dificuldade de compreensão, raciocínio, escrita, cálculo e/ou reconhecimento de pessoas
- Alterações de comportamento, como apatia, agitação ou agressividade
*Se estiver suspeitando de câncer no cérebro, é fundamental procurar atendimento médico rapidamente, para, caso o diagnóstico seja confirmado, o médico indique o tratamento adequado.
CÂNCER NO CÉREBRO TRATAMENTO
O tratamento do câncer no cérebro é feito através de cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia ou com a combinação dos três juntos.
O paciente precisará ser acompanhado por um neurocirurgião, um oncologista clínico, e outros profissionais, como fisioterapeuta, enfermeiro, fonoaudiólogo e nutricionista.
O tratamento do câncer no cérebro é capaz de prolongar a vida do paciente. No entanto, a maioria dos tipos de tumor no cérebro não tem cura.
CÂNCER NO CÉREBRO: Saiba quais são os PRINCIPAIS SINTOMAS
REFERÊNCIAS
Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica - https://sbco.org.br/cancer-de-cerebro-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-a-doenca/. Acesso em 15/02/2023
Inca: Câncer do Sistema Nervoso Central - https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/sistema-nervoso-central. Acesso em 15/02/2023
A.C.Camargo Cancer Center - https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/cerebro. Acesso em 15/02/2023