O câncer de pele é consequência da multiplicação descontrolada das células e possui dois tipos diferentes, além de alguns sintomas para a sua identificação.
De acordo com a médica dermatologista e professora da UFPE/Unicap, Jéssica Guido, o combate ao câncer de pele possui dois pilares principais, que são a prevenção e o diagnóstico precoce.
Por isso é de extrema importância que o paciente realize o autoexame, analisando se há sinais indicativos de câncer de pele ao longo do maior órgão do corpo humano: a pele.
“A pele, por ser um órgão exposto, precisa ser fiscalizada, pois com mais autocuidado será possível notar as feridas que não cicatrizam, manchas escuras, nódulos, caroços recentes e até a modificação de antigos sinais presentes no paciente", pontuou Jéssica Guido.
TIPOS DE CÂNCER DE PELE
O câncer de pele é mais comum em pessoas brancas com mais de 40 anos, sendo o frequente no Brasil e no mundo, com um dos principais fatores de risco sendo a exposição excessiva ao sol.
Os tipos de câncer de pele são divididos em:
Câncer de pele melanoma:
Nesse tipo de câncer de pele, a origem do tumor está nas células produtoras da melanina e pode aparecer em qualquer parte do corpo, seja na pele ou nas mucosas.
O tumor de pele melanoma é o mais grave, por conta da alta possibilidade de provocar metástase - a disseminação do câncer para outros órgãos.
Câncer de pele não melanoma:
É o tipo de câncer de pele mais frequente no Brasil, mas possui alta chance de cura, caso seja diagnosticado e tratado precocemente.
O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos e os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide.
SINTOMAS DE CÂNCER DE PELE:
Reconhecer os sintomas do câncer de pele, a partir do autoexame, é um dos passos essenciais para descobrir a doença precocemente e poder tratá-la da melhor forma. Os principais sinais são:
- Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
As principais áreas do corpo que são atingindas pelo câncer de pele são as mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.
Em caso de suspeita de câncer de pele, após a identificação de algum desses sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde para que seja avaliado por um médico especialista.
Veja alguns cuidados importantes que você precisa ter com a pele:
REFERÊNCIAS:
Câncer de pele - Ministério da Saúde. Acessado em 24/02/2023
Câncer de pele - Portal Hospital das Clínicas da UFPE. Acessado em 24/02/2023