coração

Veja 10 dicas para manter a saúde do seu coração e evitar problemas cardiovasculares

Estresse e obesidade são fatores de risco para problemas no coração. Descubra como se prevenir das doenças cardiovasculares

Imagem do autor
Cadastrado por

Natália Melo

Publicado em 01/03/2023 às 13:32
Notícia
X

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no País. Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia revela que elas fazem cerca de 400 mil vítimas por ano.

Entre as principais e mais conhecidas estão a hipertensão arterial (ou pressão alta), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico ou hemorrágico, infarto, miocardite, entre outras.

Para não se tornar mais uma vítima diante destes dados alarmantes, é preciso conhecer as causas e os fatores de risco, assim como as medidas de prevenção e dessas patologias.  

FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Os principais fatores de risco para os problemas do coração são as doenças crônicas, como diabetes, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide. O histórico familiar também conta muito para aquisição dessas doenças.

O estresse e o nervosismo também podem aumentar o risco de problemas no coração, pois elevam a pressão arterial

COMO SE PREVENIR DOS PROBLEMAS CARDIOVASCULARES?

Para Gisele Abud, diretora Técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h da Zona Leste, em Santos (SP), muitos dos fatores de risco estão relacionados ao comportamento e estilo de vida: “a prevenção consiste principalmente na adoção de hábitos saudáveis, como prática de esportes e dieta balanceada”.

Além disso, a médica ressalta a importância de um sono regular e os períodos de descanso e lazer para evitar o estresse.

“Momentos de grande nervosismo ou estresse favorecem o aumento da pressão arterial, podendo elevar o risco de situações como infarto e AVC”, revela.

10 DICAS PARA UM CORAÇÃO MAIS SAUDÁVEL

  1. Mantenha uma alimentação equilibrada, preferindo os alimentos “in natura” e evitando os processados;
  2. Pratique atividades físicas regularmente;
  3. Mantenha consultas regulares com clínico geral e, caso seja necessário, com o cardiologista;
  4. Durma bem;
  5. Não consuma bebidas alcoólicas;
  6. Não fume;
  7. Cuide do seu peso;
  8. Evite o estresse e tenha momentos de lazer.
  9. Mantenha bons hábitos de higiene bucal e faça consultas regulares ao dentista. A higiene bucal previne doenças cardiovasculares associadas a bactérias presentes na boca;
  10. Realize o controle da glicemia e/ou da pressão arterial, pois ambos são fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

REFERÊNCIAS

Gisele Abud, médica e diretora Técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h da Zona Leste, em Santos (SP).

Tags

Autor